Consultor Jurídico

Saúde no trabalho

Advogados trabalhistas discutem saúde do trabalhador na OIT

Os advogados Luiz Salvador, pelo Brasil, e Carlos Guiné, por Portugal, foram eleitos os coordenadores do novo departamento de Saúde do Trabalhador da Jutra — Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho. O departamento da entidade foi criado por ocasião de reunião de advogados trabalhistas na OIT — Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, Suíça.

A reunião, que entre outros temas discutiu questões relacionadas à saúde do trabalhador, teve a participação de representantes da Jutra, da Abrat — Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, e da Alal — Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas. Na oportunidade deliberou-se que as propostas seriam aprovadas como “convenção” e não como “recomendação”, conforme pretendia a representação dos empregadores.

Para Luiz Salvador, chegou a hora de ampliar a discussão sobre a responsabilidade social do empregador. “Ele precisa passar a ser considerado como um devedor de segurança, saúde e equilíbrio no meio ambiente de trabalho e não como mero credor de direitos, ao atendimento de seus objetivos econômicos, onde apenas prevaleça a busca da maior produtividade, maximização dos lucros e ao menor custo operacional possível”.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de junho de 2005, 13h49

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/06/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.