Cartório Itinerante

Cartório móvel registra crianças sem documentos em São Paulo

Autor

2 de junho de 2005, 12h49

No próximo sábado (4/6), um cartório móvel vai se instalar no bairro do Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, para facilitar o registro de crianças sem certidão de nascimento. A mobilização feita pelos cartórios de Registro Civil de São Paulo pretende ajudar a diminuir o número de crianças sem o documento.

Nos postos móveis, as pessoas também poderão retirar a 2ª via da certidão de nascimento, de qualquer local do país. O cartório móvel é idéia da Arpen-SP — Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

O objetivo do movimento é alcançar locais distantes como tribos indígenas, favelas, região de cortiços, loteamentos clandestinos e acampamentos de sem-terra. No posto móvel do Registro Civil Itinerante as pessoas também podem esclarecer dúvidas e colher informações sobre os serviços oferecidos pelos cartórios, como reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção de crianças e adolescentes, retificação de registro, casamento, entre outros.

O Cartório Móvel já registrou mais de 50 crianças e forneceu mais de 2 mil segundas vias de certidões de nascimento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!