Mercado Jurídico

Mercado: brasileiro alcança a vice-presidência da IABA

Autor

25 de julho de 2005, 17h56

Pela primeira vez um brasileiro vai assumir a vice-presidência da IABA, a Inter-American Bar Association, entidade que representa todas as Ordens de Advogados das Américas. O escolhido foi o diretor jurídico da Geoplan, Gustavo Buffara Bueno, que será vice-presidente do Comitê de Recursos Naturais e Proteção ao Meio Ambiente, cargo sempre ocupado por americanos.

Um dos fatores que pesou na escolha do brasileiro foi seu trabalho jurídico na Geoplan, a maior companhia privada de reuso de água do Brasil, já que a próxima conferência anual em julho de 2006, em El Salvador, terá como tema a água. Na reunião anual deverão ser aprovadas regulamentações sobre reuso de água, tratamento de resíduos, tratamento de efluentes e regulamentação da captação de água. As resoluções que saem desses encontros são obrigatoriamente seguidas pelas Ordens de Advogados nacionais.

Novo parceiro

OVeirano Advogados acaba de ganhar mais um sócio no Rio de janeiro. Trata-se do advogado Luís Fernando de Mello Pacheco. Membro de associações internacionais como o Institute for Energy Law e a Association of International Petroleum Negotiators, Pacheco é especialista em direito tributário voltado para questões de petróleo e gás além de atuar nas áreas de entretenimento e assessoria financeira.

Direito no esporte

Para advogados, administradores de clubes e dirigentes que estão interessados em aprofundar seus conhecimentos na área jurídica envolvendo questões de esportes, o Cetra — Centro de Estudos do Trabalho e o IGDD — Instituto Gaúcho de Direito Desportivo estão organizando um curso de especialização em Direito Desportivo em Porto Alegre.

As aulas,sempre aos sábados, irão do dia 10 de setembro a agosto de 2006. A aula inaugural será dia 9 de setembro, às 19 horas, estará a cargo do advogado especializado em esportes Álvaro de Melo Filho. Entre os professores estão Fábio Koff, presidente do Clube dos 13; Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras; Paulo Odone, presidente do Grêmio de Porto Alegre e Paulo Amoretty.

O Cetra fica na rua Vieira de Castro, 176; fones (51) 3388.8382 e (51) 3388.8345; e-mail [email protected].

Via satélite

Advogados recém-formados, residentes em qualquer parte do país, e que não tenham o conhecimento e a experiência dos grandes escritórios de advocacia, podem participar do curso de pós-graduação Advogado Cível da FGV — Fundação Getúlio Vargas.Os matriculados terão aulas com professores titulares da FGV transmitidas ao vivo e via satélite.

O curso também terá aprofundamento do conteúdo, debates e dúvidas esclarecidas pelo professor local, que dará aula onde houver formação de turma.

As inscrições já estão abertas para o início do curso em 22 de Agosto próximo. As aulas serão às segundas e terças feiras, das 19h às 22h30, durante 4 semestres.

Mais informações no site http://www2.fgv.br/advogadocivel ou no telefone: 0800-285-5900.

Reforço tributário

Para reforçar a área tributária do Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados, a advogada Flávia Yoshimoto é a mais nova integrante do escritório. Especializada em Direito Tributário pela PUC de São Paulo, ela também freqüentou a London Guildhall University e fez MBA na FEA — Faculdade de economia e Administração da USP, com ênfase em Mercado de Capitais.

A advogada já trabalhou na assessoria jurídica do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público Federal e também tem experiência em instituições financeiras.

Debate na universidade

A III Semana Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo nos dias 10 e 11 de agosto contará com a presença de importantes referências do Direito. O Secretário da Justiça de São Paulo e professor da Metodista, Hédio Silva Jr.,discutirá o Estatuto da Criança e do Adolescente, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Rizzatto Nunes, falará sobre publicidade e informação no Código de Defesa do Consumidor e a desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª região, Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, debaterá sobre o direito das massas e oferta.

Aa inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5 de agosto na página http://www.metodista.br/ev/juridica. Nesse endereço também é possível conferir a programação completa.

Recuperação de empresas

A nova lei de falências e recuperação judicial, em vigor desde 9 de junho, será discutido pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Rubens Approbato Machado, coordenador do livro Comentários à Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas, dessa vez em São Caetano do Sul, São Paulo.

A exposição Visão Geral da Nova Lei de Falências será nessa terça-feira (26/07), às 19h, na ESA — Escola Superior de Advocacia, av. Goiás, 600, 3º andar.

As inscrições são gratuitas, com a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo telefone (11) 4232-3341. As vagas são limitadas.


Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!