A volta do SNI

Márcio Buzanelli é o escolhido para comandar a Abin

Autor

22 de julho de 2005, 17h25

Já está escolhido o novo diretor da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin: é Márcio Paulo Buzanelli, um velho agente e veterano do extinto SNI — Serviço Nacional de Informações.Buzaneli, que deve subsituir no cargo o delegado Mauro Marcelo Lima e Silva, será sabatinado pelo Senado e, se aprovado, deverá ter sua nomeação oficializada na próxima quinta-feira.

Buzanelli tem 28 anos em serviços de inteligência. É amigo pessoal do general Jorge Félix, que comanda o Gabinete Institucional da Presidência da República. Buzanelli gosta de assuntos ligados ao crime organizado. Foi adido no escritório da Abin em Key West, ponto estratégico dos serviços de inteligência nos Estados Unidos, já que é o ponto do território americano mais próximo de Cuba. São apenas 144 quilômetros de distância. Trabalhou como diretor adjunto da Secretaria Nacional Antidrogas, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. No governo Lula assumiu a chefia do Departamento de Inteligência da Abin.

Buzanelli ocupará o cargo exatamente três semanas depois de o antigo diretor-geral da Abin, Mauro Marcelo Lima e Silva, ter deixado o cargo. Mauro Marcelo perdeu o posto em meio a uma crise provocada pelo envio aos 1,7 mil funcionários da Abin de um e-mail em que protestava contra a convocação de um agente para depor na CPI dos Correios, chamava a CPI de picadeiro e seus membros de bestas-feras

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!