Movimento adiado

PF cancela protesto contra Fiesp marcado para sexta-feira

Autor

21 de julho de 2005, 15h51

A Fenapef — Federação Nacional dos Policiais Federais decidiu adiar seu protesto contra a Fiesp — Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil, marcado para sexta-feira (22/7). O protesto, que não tem nova data marcada, havia sido convocado por Francisco Carlos Garisto, presidente da entidade.

Garisto pretendia fazer uma paralisação por uma hora, a partir das 17h30. Os agentes da Polícia Federal também prometiam fazer um cordão humano em volta do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. No lugar das tradicionais jaquetas da corporação, que são instrumentos de trabalho, eles usariam camisetas da PF.

Segundo a Federação, o protesto foi abortado porque o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, “concedeu várias entrevistas no dia de ontem e hoje afirmando que não teve a intenção de afrontar os policiais federais”.

O protesto seria uma resposta ao Movimento pela Legalidade, contra o Arbítrio e a Corrupção, lançado pela Fiesp e por entidades como a Federação do Comércio paulista, a Febraban, a OAB de São Paulo, a Associação Paulista dos Magistrados, Bovespa, sindicatos das mais diversas categorias, e organizações sociais.

Segundo a Fiesp, o movimento não contesta as investigações da Polícia Federal nem os mandados de busca e apreensão cumpridos por seus agentes, mas protesta contra excessos cometidos nas operações da PF e em decisões do Judiciário.

Em nota oficial, a Fenapef diz que “diante dos novos fatos e para que os policiais federais não sejam acusados novamente de estarem ‘desviando’ a atenção sobre as apurações de atos de corrupção que estão sob investigação, e tendo em vista as solicitações já mencionadas, a Federação Nacional dos Policiais Federais sugere o ADIAMENTO dos ATOS DE PROTESTO, ficando o mesmo para uma deliberação futura”.

Leia a íntegra da nota

Nota Oficial

Com relação ao ATO DE PROTESTO da FENAPEF contra os ataques proferidos pela FIESP e OAB sobre as operações policiais da Polícia Federal, comunicamos o seguinte:

1 — Tendo em vista as manifestações dos representantes dos Advogados junto aos Sindicatos de Policiais Federais em vários estados, discordando da forma como a OAB-SP se manifestou publicamente sobre os trabalhos da Polícia Federal, os sindicatos entenderam que o protesto é restrito ao Estado de São Paulo e que o Ato de Protesto dos Policiais não deveria ocorrer em todos os Estados, já que poderia prejudicar essa relação, sem maiores efeitos imediatos e práticos.

2 — A FIESP, através de seu presidente, Paulo Skaf, concedeu várias entrevistas no dia de ontem e hoje afirmando que não teve a intenção de afrontar os policiais federais como um todo e que não iria mais comentar sobre o assunto PROTESTO.

3 — Diante dos novos fatos e para que os policiais federais não sejam acusados novamente de estarem “desviando” a atenção sobre as apurações de atos de corrupção que estão sob investigação, e tendo em vista as solicitações já mencionadas, a Federação Nacional dos Policiais Federais sugere o ADIAMENTO dos ATOS DE PROTESTO, ficando o mesmo para uma deliberação futura.

4 — Os sindicatos que desejarem manter as manifestações para esta sexta-feira ou para outra data poderão fazê-lo.

5 — Sugerimos que a nota radiofônica elaborada pela FENAPEF e veiculada como matéria paga na Rádio CBN, seja copiada do Site da FENAPEF e dentro das possibilidades locais, sejam veiculadas também nos Estados.

6 — Orientamos os respectivos representantes estaduais dos SINPEFs para que dêem entrevistas nos órgão da imprensa local deixando explícito o nosso descontentamento frente às críticas da OAB e FIESP. Solicitamos que seja feita uma NOTA OFICIAL LOCAL baseada na nota da FENAPEF ou sobre o tema e que a mesma seja distribuída e veiculada nos Estados.

7 — Fica deliberado que a Diretoria da Fenapef estará atenta aos fatos e, caso os ataques aos policiais voltem a se repetir, uma nova avaliação nacional será solicitada.

DIRETORIA EXECUTIVA DA FENAPEF

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!