Fim do túnel

Promotor pede volta de nome de túnel que Marta alterou

Autor

15 de julho de 2005, 18h14

A ex-prefeita Marta Suplicy definitivamente não dá sorte com túneis. Depois de ter contestada a construção de túneis na Avenida Rebouças, agora é a vez de ter questionado o nome do Túnel 9 de Julho que ela mudou para Túnel Elias Cutait.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Ronaldo Porto Macedo Jr., ajuizou nessa sexta-feira (15/7) ação civil pública, na Vara de Fazenda Pública de São Paulo, com pedido de liminar, contra a ex-prefeita de reivindicando o retorno do antigo nome, alterado pelo decreto municipal 41.535, de 20 de dezembro de 2001.

O túnel era historicamente conhecido como Túnel 9 de Julho, e sua inauguração, conforme manchete do finado jornal Correio Paulistano, de 24 de julho de 1938, contou com a presença do presidente Getúlio Vargas.

Em sua ação, o promotor Ronaldo Porto Macedo Jr. aponta a necessidade de o poder público zelar pelo “memória e identidade cultural da cidade”, e considera a atitude de Marta Suplicy como “desrespeito ao patrimônio cultural e ambiental”. O promotor sustenta que a modificação do nome do túnel gerou “comoção, indignação e revolta”, sobretudo entre os moradores da região, e também junto aos ex-combatentes da Revolução de 1932, cuja data é reverenciada no antigo nome do túnel.

A ação do promotor tem o suporte de centenas de assinaturas coletadas pela Sociedade dos Moradores e Amigos de Cerqueira César, bairro da região central de São Paulo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!