Consultor Jurídico

Lei estabelece que partes contratantes repartirão riscos

30 de janeiro de 2005, 2h13

Por Fernanda Pires Letieri

imprimir

Foi publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2004 a lei que dispõe sobre a contratação de parceria público-privada (PPP). Em linhas gerais, referida lei tem como finalidade proporcionar e até mesmo incentivar o ingresso de recursos do setor privado na consecução de serviços públicos.

A norma legal conceitua a PPP como o contrato administrativo de concessão e a diferencia em duas modalidades: i) concessão patrocinada, que é aquela na qual se adiciona à tarifa cobrada dos usuários, uma contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado; e, ii) concessão administrativa, que é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

Dentre as disposições contratuais obrigatórias, destaca-se a relativa ao prazo de vigência do contrato de PPP, o qual não poderá ser inferior a 5 (cinco) e nem superior a 35 (trinta e cinco) anos. Merecem atenção também as cláusulas que estabelecem a repartição de riscos entre as partes contratantes, bem como o compartilhamento dos ganhos econômicos auferidos pelo parceiro privado diante da redução do risco de crédito de financiamentos que utilizar.

Há a determinação legal para que seja constituída antes da celebração do contrato uma “sociedade de propósito específico” que será incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. Por oportuno, salienta-se que a transferência do controle desse tipo de sociedade está condicionada à autorização expressa da Administração Pública.

Quanto às normas para contratação, exige a lei a modalidade de concorrência. As minutas do edital e do contrato deverão ser submetidas à consulta pública, mediante publicação na imprensa oficial, em jornais de grande circulação e por meio eletrônico, que deverá informar a justificativa para a contratação, a identificação do objeto, o prazo de duração do contrato e o valor estimado.

Para dirimir conflitos decorrentes ou relacionados ao contrato, a lei prevê de forma inovadora o emprego dos mecanismos privados de resolução de disputas, inclusive o da arbitragem, nos termos da lei específica (Lei 9.307/96).

No que tange às regras de procedimento do certame, contém a lei a possibilidade do julgamento ser precedido de etapa de qualificação de propostas técnicas, desclassificando-se os licitantes que não alcançarem a pontuação mínima, os quais, conseqüentemente, não participarão das etapas seguintes.

Os critérios de julgamento poderão corresponder ao menor valor da contraprestação a ser paga pela Administração ou obedecer à combinação do critério anterior com o de melhor técnica.

Inova a lei também ao permitir o oferecimento de propostas escritas seguidas de lances em “viva voz” e a inversão de fases a exemplo do que vem sendo feito no procedimento do pregão.