Quem é o pai?

Justiça alemã rejeita teste de DNA feito às escondidas por pai

Autor

25 de janeiro de 2005, 16h42

Testes de DNA feitos às escondidas por pais desconfiados não têm validade jurídica. Foi o que decidiu a Corte de Karlsruhe, na Alemanha, ao rejeitar, em dois casos distintos, pedidos de homens que pretendiam desconstituir o registro de paternidade.

Nos dois casos discutidos, o resultado dos exames mostrou que nenhum deles era o pai das respectivas crianças. Mas os juízes não aceitaram o resultado como prova, com o argumento de que o teste do material genético de uma pessoa não pode ser feito sem o consentimento expresso dela — ou da mãe, no caso de menores de idade.

Um dos homens pegou fios de cabelo do filho e o outro usou um chiclete mastigado com saliva para fazer a comparação genética em um laboratório particular.

Para os juízes, os pais deveriam “apresentar fatos concretos para despertar dúvidas da paternidade e da origem da criança. Um indício de suspeita não pode ser baseada em uma análise de DNA secreta”.

Esses exames às escondidas estão se tornando tão corriqueiros na Alemanha, que a ministra da Justiça, Brigitte Zypries, passou a defender que a conduta seja tipificada penalmente.

A ministra afirmou ao jornal alemão Die Welt que dados genéticos são a “coisa mais valiosa que um ser humano tem”, por isso usá-lo sem consentimento é ilícito e viola direitos básicos. Para Brigitte, nos casos em que a mãe se recusar a submeter o filho ao exame, o pai pode recorrer à Justiça para fazê-lo.

No Brasil, recentemente o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o homem que se recusar a fazer o exame de DNA nas ações de reconhecimento de paternidade será declarado pai.

Segundo Luiz Kignel, especialista em Direito de Família, por analogia, se aplicaria a jurisprudência que vem se firmando por aqui ao caso alemão. “Se a mãe se recusar a submeter o filho ao exame, fica caracterizada presunção de culpa”, diz.

Ele afirma que testes realizados sem o consentimento da mãe são perigosos porque nada impede que o pai, com má-fé, utilize material genético de outra pessoa que não seu filho. “Por isso é importante que todo exame desse gênero seja acompanhado pela Justiça, com a cautela e os procedimentos necessários”, conclui.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!