Futuros advogados

Bacharéis e treineiros fazem provas em São Paulo, domingo

Autor

14 de janeiro de 2005, 16h53

Mais de 27 mil bacharéis em Direito e quase mil estudantes treineiros se reúnem neste domingo (16/01) para participar da primeira fase do 125ª Exame de Ordem da seccional da OAB de São Paulo. Só na capital são mais de 11 mil inscritos. Este é o segundo maior número de inscritos do exame aplicado pela seccional paulista. O recorde é de dezembro de 2003, quando 29.733 candidatos se inscreveram. E é a primeira vez que estudantes participam do exame.

Os candidatos responderão 100 questões de múltipla escolha sobre as diversas áreas do Direito. Deverão comparecer ao local da prova com 30 minutos de antecedência, portando documento de identidade original, caneta esferográfica, lápis, borracha e comprovante de inscrição.

Segundo a conselheira e diretora adjunta da OAB paulista, Tallulah Carvalho, os candidatos podem esperar transparência e eficiência por parte da entidade. “Contratamos a Fundação Carlos Chagas que tem mais experiência que a Vunesp para que tudo corra muito bem”.

Para se sair bem na prova, a conselheira da OAB recomenda tranqüilidade: “Ninguém deve entrar na sala pensando que vai sr reprovado. O que a OAB quer é avaliar o conhecimento dos novos profissionais”.

Neste ano, a única novidade é a participação de estudantes de Direito. “É uma novidade muito positiva. Eles serão tratados como bacharéis, vão sentir o clima do exame e isso é muito bom. Uma excelente experiência”.

Preocupação maior existe em relação ao nível do ensino do Direito no estado de São Paulo, um campeão negativo em aprovação em Exame de Ordem. “Não se pode esperar muito que o nível do ensino jurídico do estado possa ter melhorado. Hoje em dia, basta passar na calçada da faculdade para ser aprovado no vestibular. Não podemos culpar os alunos pela baixa qualidade do ensino, mas este estelionato deve acabar. A OAB está fazendo sua parte. O problema é que o MEC não quer colaborar!”.

Antecedentes

Em novembro de 2004, a comunidade jurídica foi surpreendida com o pior resultado já visto em São Paulo e no Brasil. No 124º Exame de Ordem, apenas 8,57% dos 19.660 inscritos foram aprovados. Até então, o pior resultado era do exame de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2004, com 12,77% de aprovação.

Nesta edição do exame o resultado pode ser diferente, segundo diretora adjunta da OAB-SP. “Não dá pra ter muita idéia de quantos serão aprovados, mas espero que o resultado seja bem diferente do ano passado”. Para ela, além da qualidade do ensino, o candidato também precisa fazer a sua parte. “A única forma de passar no exame é estudar. O bacharel não pode sair da faculdade achando que sabe tudo”.

Resultados

No domingo, a Consultor Jurídico estará acompanhando a realização das provas, divulgando informações de interesse dos candidatos. Publica, a partir das 15 horas, as questões da prova. Às 20 horas, coloca no ar o gabarito de respostas, com base na correção da prova feita por professores dos cursos Federal Concursos e Jurisp. A correção será feita ao vivo, com comentários, via Internet, no programa Questão de Justiça da All TV, a partir das 17 horas. O endereço eletrônico da All TV é www.alltv.com.br

Veja os endereços onde serão aplicadas as provas:

Faap – Fundação Armando Álvares Penteado

Rua Itatiara, 150 G-3 – Higienópolis

Fazem provas aqui os candidatos cujos nomes estão no intervalo alfabético entre Aaguida Márcia Silva Queiroz e Erinaldo Costa de Oliveira

Uninove – Universidade Nove de Julho

Rua Dr. Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda

Fazem provas aqui os candidatos cujos nomes estão no intervalo alfabético entre Erisvaldo Souza Silva e Zulmira Dias Rodrigues e todos os treineiros

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!