Conexão nacional

Ministros do STF lecionam em curso de pós-graduação à distância

Autor

7 de janeiro de 2005, 18h21

Abrem-se na segunda-feira (10/1) as inscrições para um curso de especialização e pós-graduação em Direito Constitucional que promete entrar na história do ensino à distância no país. Entre os professores estão advogados como Ives Gandra Martins e Inocêncio Mártires Coelho e ministros do STF, como Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Eros Grau, Carlos Velloso e Nelson Jobim.

As aulas poderão ser acompanhadas em 170 cidades de todos os estados brasileiros, em salas dotadas de telões e computadores para que os inscritos possam fazer perguntas diretamente aos professores.

O preço pelas 360 horas do curso é de R$ 340 por mês. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, das 8h às 12h. Em Brasília, o curso começa em março e nas demais praças em 8 de abril. São esperadas 3.400 inscrições.

A promoção é um convênio entre o Instituto de Direito Público (IDP) de Brasília e o Ielf Pro Omnis, entidade credenciada pelo Ministério da Educação para ministrar cursos de pós-graduação à distância.

“Estamos democratizando o acesso ao conhecimento jurídico de ponta no país”, afirma o professor Luiz Flávio Gomes, criador dos cursos telepresenciais que já atraíram 12 mil alunos no nível preparatório e de especialização. “Agora vamos ao processo de inclusão no campo da pós-graduação, explica.

As salas espalhadas pelo país são equipadas com sistema de áudio e vídeo, semelhantes aos de videoconferências. A transmissão é feita por um canal exclusivo de TV Executiva que só transmite para locais específicos. Serão prescritos exercícios e tarefas pedagógicas. As aulas telepresenciais permitem que alunos da Paraíba ou do Acre, por exemplo, assistam ao que é transmitido ao vivo diretamente de Brasília.

Entre as disciplinas da pós-graduação de Direito Constitucional destacam-se Teoria da Constituição, Noções Fundamentais de Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, além de Direito Constitucional Internacional, Tributário e Eleitoral.

Na lista de professores da próxima edição do curso figuram os ministros Gilmar Mendes, Carlos Velloso, Nélson Jobim e Eros Grau, do STF, Hamilton Carvalhido, do STJ e Ives Gandra Martins Filho, do TST. A coordenação está a cargo do ex-procurador-geral da República, Inocêncio Mártires Coelho.

As inscrições podem ser feitas pela Internet no site do Instituto de Direito Público (IDP) de Brasília ou no portal do Ielf Pro Omnis

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!