Encontro marcado

Procuradores tomam depoimento de Carlos Lessa na sexta-feira

Autor

28 de fevereiro de 2005, 19h36

Está marcado para a próxima sexta-feira (4/3), às 10h30, o depoimento do ex-presidente do BNDES — Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Carlos Lessa, ao Ministério Público Federal. A oitiva será feita na Procuradoria da República no Rio de Janeiro.

Os procuradores José Roberto Pimenta de Oliveira e Luciana da Costa Pinto, do MPF em São Paulo, tomarão o depoimento de Lessa sobre a venda da Eletropaulo, em 1998. A estatal foi comprada pela empresa americana AES.

Além disso, os procuradores querem saber se o ex-presidente do BNDES tem conhecimento sobre algum episódio de corrupção. A intimação foi provocada pelas declarações do presidente Lula Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira (24/2), no Espírito Santo.

Lula declarou que evitou divulgar supostos casos de corrupção ocorridos durante o governo Fernando Henrique Cardoso relatados a ele por “um alto companheiro”. No discurso, Lula disse que “algumas privatizações que foram feitas em tais lugares levaram a instituição a uma quebradeira”.

Lessa era presidente do BNDES no início da gestão Lula e o banco participou ativamente dos processos de privatização da gestão anterior. A venda da Eletropaulo é alvo de Ação Civil Pública por improbidade administrativa proposta em julho de 2004 na Justiça Federal de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!