Programa de interiorização

Justiça de Pernambuco instala nesta sexta mais uma vara federal

Autor

24 de fevereiro de 2005, 16h25

A Justiça Federal de Pernambuco instala, nesta sexta-feira (25/2), a 17ª Vara Federal do estado no município de Petrolina. A inauguração ocorrerá durante o IV Ciclo de Estudos Jurídicos da Justiça Federal em Petrolina. O evento será aberto pela presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargadora federal Margarida Cantarelli, na sede da Justiça Federal do município.

A instalação de uma nova Vara Federal em Petrolina faz parte do programa de interiorização das ações da Justiça Federal nos seis estados que integram a 5ª Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Esta é a sétima Vara Federal inaugurada na gestão da presidente Margarida Cantarelli, desde sua posse, em março de 2003. Na segunda-feira (1º/3) será instalada a Vara Federal de Serra Talhada.

Durante o centro de estudos, que marcará a inauguração da nova Vara, o desembargador federal Marcelo Navarro vai proferir a conferência sobre o tema “Aspectos Constitucionais do Mandado de Segurança”. Às 11h, o diretor do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco, juiz federal Francisco Pinto de Azevedo, e o subdiretor do Foro da Subseção Judiciária de Petrolina, juiz federal Tarcísio Barros Borges, apresentarão às autoridades convidadas as novas instalações da 17ª Vara.

À tarde, o Ciclo de Estudos prossegue com o painel “Competência dos Juizados Especiais Federais Cíveis”, apresentado pelo juiz federal Francisco de Barros e Silva Neto. Serão debatedores o juiz de Direito da Comarca de Afrânio, Iure Menezes, e a procuradora do INSS Juliana de Matos Braz.

Às 15h30, a juíza federal Amanda Torres de Lucena estará expondo o painel “O Papel da Justiça Federal no Combate à Criminalidade”. Na ocasião, serão debatedores o juiz de Direito da Comarca de Petrolina Haroldo Carneiro Leão e o promotor de Justiça de Pernambuco Júlio César Soares de Lira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!