Comunidade financeira

Bolsa de Valores de SP abre Centro de Estudos Norberto Bobbio

Autor

23 de fevereiro de 2005, 22h17

A Bovespa — Bolsa de Valores de São Paulo vai inaugurar no próximo dia 28 de março o Centro de Estudos Norberto Bobbio, em homenagem ao jurista e filósofo italiano falecido no ano passado. O Centro terá uma biblioteca com cerca de 400 livros, entre os escritos por Bobbio, outros a que ele se referiu em suas obras e aqueles que usaram Bobbio como referência.

O novo centro faz parte do projeto da Bovespa de facilitar o contato do mercado financeiro com a comunidade jurídica nacional. No mesmo dia será lançado em São Paulo um livro sobre a influência de Norberto Bobbio na América Latina, escrito pelo ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer, e pelo professor italiano de Ciência Política Alberto Filippi.

Em outro evento marcado para o mesmo dia, Lafer, Filippi, Michelangelo Bovero, professor de Ciência Política da Universidade de Turim (Itália), e Andrea Bobbio, filho de Norberto, serão os palestrantes do seminário “A importância de Bobbio no Brasil”, promovido pela Bovespa em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos e Avançados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Dentro do projeto da Bovespa de se aproximar da comunidade jurídica, será aberto no próximo mês o Espaço Jurídico CVM-Bovespa, site em parceria da Bolsa e da Comissão de Valores Mobiliários, que terá notícias e artigos jurídicos, legislação e pareceres, e uma sala virtual de bate-papo. Também em março, a Bovespa e a CVM participarão, no Rio, de um seminário sobre o mercado de capitais na Escola de Magistratura fluminense.

Como mesmo objetivo, o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho fez, no ano passado, visitas aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho, e promoveu um ciclo de palestras para o Ministério Público Federal em São Paulo. As ações da Bovespa nessa área estão sendo organizadas pelo consultor jurídico da Bolsa, Luiz Eduardo Martins Ferreira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!