Mesmo benefício

Brasileiro consegue equiparação salarial com colega estrangeiro

Autor

21 de fevereiro de 2005, 11h36

Trabalhador brasileiro tem direito ao mesmo salário que seu colega estrangeiro quando ambos desempenham as mesmas funções dentro da mesma empresa. A decisão é da Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho. O pedido de equiparação salarial foi negado pela primeira e segunda instâncias e atendido pela Turma. A informação é do site do TST.

A Turma julgou aplicável ao caso dispositivo da CLT. O artigo 358 estabelece, como regra geral, que o empregador não pode pagar a “brasileiro que exerça função análoga à que é exercida por estrangeiro salário inferior ao deste”.

Para o Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região (Minas Gerais), o artigo estaria revogado em face do que estabelece a Constituição: todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se igualdade aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.

O relator do recurso no TST, ministro Gelson de Azevedo, entendeu que “a igualdade preconizada no mencionado dispositivo constitucional não afasta, antes confirma, a aplicação da disposição contida no art. 358 da CLT, nos termos da qual é assegurada a igualdade de salários entre brasileiros e estrangeiros quando no exercício de funções análogas”.

A Quinta Turma do TST condenou a empresa ao pagamento de diferenças decorrentes de equiparação salarial.

RR 443696/1998

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!