Consultor Jurídico

Rádio de São Paulo ganha exclusividade do nome Eldorado

10 de fevereiro de 2005, 17h41

Por Redação ConJur

imprimir

Só existe uma rádio Eldorado. Ela transmite de São Paulo e faz parte do Grupo Estado, que edita o jornal O Estado de S. Paulo. Já a Rádio Difusora Eldorado Catarinense, de Santa Catarina, terá de mudar de nome. A decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, coloca um ponto final, pelo menos por enquanto, na disputa pelo nome Eldorado travada entre as duas emissoras. Cabe recurso.

Por ora, a Rádio Eldorado de São Paulo tem exclusividade na exploração da marca, obrigando-se a tomar as providências administrativas junto ao INPI — Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Por atuarem em setores de atividades semelhantes o TRF-2 entendeu que fica evidente a possibilidade de dúvida ou confusão para o público caso persistisse a duplicidade de emissoras com o mesmo nome.

A decisão está baseada no argumento de que a Eldorado Catarinense, marca que foi anulada, “reproduz o elemento essencial e característico dos nomes comerciais da Rádio Eldorado, violando o disposto no artigo 65, item 5, do Código de Propriedade Intelectual”.

A Rádio Eldorado foi representada pelo escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados.

Processo nº 2001.02.01.018447-8