Preço variável

Faculdade deve cobrar por disciplina feita pelo aluno

Autor

29 de dezembro de 2005, 11h15

Escolas de ensino superior devem cobrar apenas pelos disciplinas efetivamente cursadas pelos seus alunos e não mensalidades fixas. O entendimento é do presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, ministro Antônio de Pádua Ribeiro, que negou liminar em Medida Cautelar pedida pela mantenedora da Unitri — Centro Universitário do Triângulo, com campi em Araguari e Uberlândia (MG).

A Unitri perdeu o direito de cobrar mensalidades fixas depois que o Ministério Público de Minas Gerais obteve liminar em Ação Civil Pública contra a instituição. A mantenedora da escola, a Assoec — Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, recorreu com Agravo de Instrumento, não conhecido pelo Tribunal de Justiça mineiro. A associação também entrou com pedido de Mandado de Segurança na Corte Superior do TJ-MG, também indeferido.

Em seguida, a Assoec interpôs Recurso Ordinário, ainda não apreciado. Na Medida Cautelar ao STJ, a associação alegou que não pode esperar o julgamento do Recurso Ordinário, já que se aproxima o período de matrículas do primeiro semestre de 2006. Também sustentou que a decisão do TJ mineiro afrontou sua autonomia financeira e que não existe interesse coletivo para que o Ministério Público pudesse ajuizar a ação.

O ministro Pádua Ribeiro lembrou que o STJ já admitiu, em “caráter excepcionalíssimo”, a utilização de Medida Cautelar para esse tipo de caso “diante da possibilidade de que a falta de julgamento resulte à parte dano irreparável ou de difícil reparação”.

Entretanto, o ministro não se convenceu com a argumentação da Assoec, por não apresentar com excepcional nitidez a plausibilidade do direito invocado. “Parecem-me insubsistentes os fundamentos apresentados a justificar a concessão da liminar, porquanto não demonstrada suficiente a fumaça do bom direito”, considerou.

Para o ministro, as argumentações da associação “são de natureza fática, algumas de até difícil comprovação, pois divorciadas da lógica e da normalidade dos fatos da vida”. Os autos serão enviados a um ministro relator depois do recesso forense.

MC 11.020

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!