Filiação real

Nomes dos pais, mesmo mortos, devem constar na certidão

Autor

26 de dezembro de 2005, 16h29

Cidadão tem direito de ter os nomes dos pais já mortos no registro de nascimento, mesmo que emitido após o prazo legal. Com este entendimento, a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acolheu recurso de uma moça, que com 26 anos ainda não tem o documento de identificação.

A moça nasceu em 11 de dezembro de 1979. Ela nunca freqüentou escola e nunca trabalhou. O Ministério Público alegou que a inclusão do nome dos pais não acarretará nenhum prejuízo e estará mais ajustado à realidade, já que não existe pessoa sem filiação. “A filiação da requerente em seu registro de nascimento manterá íntegra sua dignidade”, opinou.

No entendimento do relator do processo, desembargador Wander Marotta, a situação de irregularidade, em termos registrais, é comum no campo e até mesmo na cidade, quando se trata de pessoas em situação de miséria. “A declaração da interessada vem assinada por duas testemunhas. Não vejo, assim, motivo para negar o pedido, porque a palavra do cidadão deve portar credibilidade até prova em contrário”, disse.

Para Wander Marotta “o filho possui o direito personalíssimo de buscar a verdade real de sua paternidade, e dessa forma tem o direito de fazer constar de seu registro de nascimento o nome dos pais, ainda que falecidos”.

Processo 1.0079.04.176699-3/001

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!