Consultor Jurídico

Juízes de primeiro grau querem participar do orçamento

24 de dezembro de 2005, 6h00

Por Maria Fernanda Erdelyi

imprimir

Pesquisa feita pela cientista política Maria Tereza Sadek revelou que a maioria dos juízes brasileiros gostariam de participar diretamente na destinação dos recursos financeiros do Judiciário. Nada menos que 72% dos juízes ouvidos na pesquisa, encomendada pela AMB – Associação dos magistrados Brasileiros reivindicaram o direito de pariticpar da discussão do orçamento dos tribunais.

Participar na elaboração do orçamento do tribunal parece uma utopia para a juíza Maria Lúcia Pizzotti do Fórum Central de São Paulo. Hoje essa é uma prerrogativa dos tribunais estaduais que não parecem dispostos a abrir mão dela.

“Mas, quem conhece melhor as necessidades da gestão do que aquele que está lidando no dia-a-dia da vida forense?”, questiona a juíza. Para Maria Lúcia ninguém melhor que o juiz da primeira instância. Ela defende a participação da primeira instância por meio de uma comissão, que deveria ser eleita para representar a classe junto ao tribunal.

O orçamento está no centro de qualquer discussão sobre o funcionamento da Justiça. E antes mesmo da discussão sobre os métodos de elaboração do orçamento, existe uma questão ainda mais crucial que é a da autonomia sobre o orçamento. A Emenda Constitucional 45, a chamada reforma do Judiciário, estabelece que os recursos gerados pela Justiça devem permanecer no Judiciário. Mas alguns estados, como São Paulo, não acataram ainda esta determinação e a competência para concentrar e destinar os recursos da Justiça continua nas mãos do Executivo.

O desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concorda com a participação dos juízes da primeira instância na elaboração do orçamento, informando e mostrando ao tribunal suas necessidades e carência. “A primeira instância está mais próxima das questões locais. Sabe das carências nas instalações, mão-de-obra e instrumentos de trabalho”, afirma o desembargador.

Para o juiz José Tadeu Picolo Zanoni, da 1ª Vara de Cotia (SP), a participação dos juízes no orçamento do tribunal, significa introduzir democracia onde não há.

Revela, ainda, a pesquisa da cientista política, que nem todos os juízes de primeiro grau concordam com a sua participação na definição do orçamento. Entre contrários e indiferentes à participação estão 20% dos juízes. A pesquisa mostra também que os juízes mais favoráveis a opinar no orçamento são os da região Norte, seguida da Nordeste, ficando por último a região Sudeste.

Súmula vinculante

A pesquisa, de 84 páginas, divulgada recentemente no site da AMB revela a opinião dos juízes em outras questões em pauta nas rodas da categoria. Uma delas é sobre a instituição da súmula vinculante para decisões do Superior Tribunal de Justiça e Tribunal Superior do Trabalho. Dos 3.258 juízes que participaram da pesquisa, 75% se mostraram favoráveis.

O resultado é uma surpresa quando se lembra da forte oposição da classe quando se discutiu na reforma do Judiciário a súmula vinculante para decisões do Supremo Tribunal Federal.

Se a juíza Maria Lúcia Pizzotti pudesse escolher, a súmula vinculante sometne seria aplicada na Justiça do Trabalho. “A matéria trabalhista é muito repetitiva e não apresenta muitas hipóteses para os casos delimitados na CLT”, justifica. A juíza acredita que a súmula vinculante no TST daria mais segurança ao trabalhador e ao empregador. “O Brasil está vendo a remessa da CLT ao lixo. Com a súmula poderia haver mais segurança”, afirma.

Maria Lúcia não concorda com a súmula para o Supremo, que ela caracteriza como um tribunal de tendência mais política do que jurídica. “Para questões que não dependem de interpretação cabe a súmula vinculante, como em casos envolvendo a Lei dos Crimes Hediondos, que não cabe interpretação. Toda norma que deixa margem de interpretação não deveria ser sumulada”, afirma a juíza. Para Maria Lúcia, a reforma do Judiciário deveria definir quais questões podem ou não ser sumuladas.

Participação política

Na pesquisa de Maria Tereza Sadek, 86% dos juízes entrevistados se mostraram contra a participação político-partidária de magistrados. O tema ganha relevância, quando circulam notícias das pretensões políticas de ilustres figuras do Judiciário, como o presidente do STF, Nelson Jobim, provoável futuro candidato à presidência da República, ou do presidente do STJ, Edson Vidigal.

A mistura de Justiça e Política é repudiada pela sociedade em geral e pela comunidade jurídica em particular, como provam os números da pesquisa da AMB. Por uma razão muito simples, como defende o desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, do TJ paulista: a independência necessária ao exercício da magistratura é incompatível com qualquer vinculação político partidária.