Atividade contínua

Tribunais têm autonomia para decidir sobre recesso, diz CNJ

Autor

19 de dezembro de 2005, 17h45

As atividades do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no período de recesso (20 de dezembro a 6 de janeiro) serão normais, conforme ato do próprio tribunal. A decisão é do Conselho Nacional de Justiça, que rejeitou o Procedimento de Controle Administrativo apresentado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro.

O relator no CNJ, ministro Vantuil Abdala, rejeitou o pedido por entender que compete aos tribunais deliberar sobre a suspensão ou não das atividades durante o recesso forense. No caso do Rio de Janeiro, a suspensão foi mantida apenas com relação aos prazos processuais. As audiências e demais atos processuais terão andamento normal.

O sindicato argumentou que o ato padecia de vício formal, pois suspendeu prazos por meio de expediente forense regular quando o assunto é de competência privativa da União. De acordo com o ministro Vantuil Abdala, o ato administrativo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro apenas repetiu, em forma de comunicado, as determinações da Lei Estadual 4.634/05.

“Não acolho o pedido por não encontrar verossimilhança na alegada ofensa a qualquer dispositivo legal ou constitucional pelo ato atacado. O ato administrativo não padece de qualquer ilegalidade, conforme já asseverado, revelando, portanto, a total improcedência do pedido de controle administrativo”, concluiu.

PCA 60/2005

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!