Defeito de fábrica

Defeito em marca-passo gera indenização por dano moral

Autor

15 de dezembro de 2005, 15h03

Fabricante de produtos médicos terá de pagar indenização por danos morais uma paciente que teve de fazer cirurgia para substituir aparelho de marca-passo com defeito. A decisão é do juiz Raimundo Messias Júnior, da 3ª Vara Cível de Belo Horizonte. A empresa já recorreu ao Tribunal de Justiça mineiro. O valor da indenização foi fixado em R$ 8 mil.

Segundo os autos, a aposentada se submeteu a cirurgia para colocação de marca-passo endocárdico. Como o aparelho apresentou defeitos, em virtude do material utilizado para sua fabricação, a paciente teve de se submeter a novo procedimento.

Alegando abalo psicológico e sofrimento físico em decorrência do incidente, a paciente ingressou com ação na Justiça. A empresa responsável pelo produto se defendeu dizendo que o marca-passo implantado atendia todos os padrões de qualidade norte-americanos.

Ainda acrescentou que, quando foi constatado o defeito no lote de aparelhos da linha utilizada pela aposentada, a empresa logo se prontificou a notificar os usuários para a troca dos marca-passos. Também disse que o procedimento cirúrgico é simples e que o aparelho tem vida útil limitado.

O juiz considerou que a própria empresa admitiu o defeito no aparelho implantado na autora. Entendeu que o fato de o marca-passo ter de ser substituído periodicamente não afasta a obrigação de a empresa indenizar a aposentada, que teve de se submeter aos riscos de nova cirurgia, em curto intervalo de tempo.

Processo 024.04.353048-4

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!