Ponte da amizade

PF deflagra operação contra contrabando de cigarros

Autor

13 de dezembro de 2005, 18h05

Depois de 11 meses de investigação feita por agentes da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, foi deflagrada nesta terça-feira (13/12) a Operação Anfíbio. A ação acontece em três estados — Paraná (Foz do Iguaçu, Santa Helena e Marechal Rondon), São Paulo (Ribeirão Preto) e Minas Gerais (Passos) — com o objetivo de prender criminosos envolvidos com o contrabando de cigarros e outras mercadorias estrangeiras.

Segundo a PF, a investigação comprovou a existência de um esquema ilegal de envio de cigarros e outras mercadorias, fruto de contrabando e descaminho, do Paraguai para Brasil. Foram identificados compradores dessas mercadorias nas cidades de Ribeirão Preto e Passos. De acordo com os policiais, a organização criminosa contava, ainda, com a participação de um policial militar do Paraná, que dava cobertura ao transporte dessas mercadorias.

A Polícia Federal afirma que o contrabando chegava ao Brasil de duas maneiras: atravessando o Lago de Itaipu, ou via terrestre, entrando por Foz do Iguaçu ou pelo Mato Grosso do Sul. Daí o nome da operação, em razão da atuação da quadrilha tanto na água quanto em terra.

Participaram da operação mais de 80 policiais federais, dentre delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas de várias unidades da Polícia Federal. Foram cumpridos 17 dos 18 mandados de prisão expedidos. Durante a Operação foram apreendidos dinheiro (reais e dólares), documentos de imóveis, gabinete de computador, pedras, cheques, celulares, documentos diversos e automóveis.

De acordo com as informações da Delegacia, foram presas nove pessoas em Foz do Iguaçu, duas em Marechal Candido Rondon (PR), três em Ribeirão Preto (SP) e duas em Passos (MG). Em Santa Helena (PR), uma pessoa foi presa e um policial militar está foragido.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!