Consultor Jurídico

Notícias

Defesa dos pobres

STF destaca importância da Defensoria Pública em julgamento

Comentários de leitores

5 comentários

O STF criou a reserva de mercado para a Defenso...

analucia (Bacharel - Família)

O STF criou a reserva de mercado para a Defensoria. AFinal, e as ONGs e faculdades de Direito e municípios que também atendem aos carentes, náo sáo importantes ?? E o direito de escolher náo existe ?? A Constituiçao FEderal náo exige que o Defensor GEral seja da carreira, mas o STF ...

Engraçado, como a Instituição passa a ser mais ...

siqueira (Outros)

Engraçado, como a Instituição passa a ser mais importante do que o próprio representado, o pobre. Mas o que prevalece é o corporativismo, afinal pobre tem muito pouca coisa para se pedir judicialmente. Logo, defender que o sistema judicial irá resolver a pobreza é uma grande enganação.

O eminente Ministro do STF Celso de Mello mais ...

Rodrigo Teixeira (Delegado de Polícia Federal)

O eminente Ministro do STF Celso de Mello mais uma vez, ao proferir o seu voto, nos dá uma lição de direito. Parabéns ao conjur por disponibilizar matérias de relevante conteúdos

Para que tal nao acontece, Djalma, basta a vigi...

Amélia Soares da Rocha (Defensor Público Estadual)

Para que tal nao acontece, Djalma, basta a vigilancia para evitar desvios institucionais (quem pode pagar nao e assistido da Defensoria, mas cliente do advogado). Defensoria e para pobre em prol do proprio principio da igualdade e da sua razao de existir. E justamente para que a sua preocupacao nao se materialize e que o projeto de alteracao da LC 80/94 ja contempla um proprio "controle externo" da DP atraves de um Ouvidor estranho a carreira. Os espacos nao se confundem. Nos paises dito desenvolvidos, por exemplo, ha a perfeita compatibilidade entre Defensoria Publica (a qual incumbe um dialogo proximo da comunidade e o ponto convergencia de uma rede de cidadania) e a advocacia privada. (estou sem acentos, perdoe-me).

Dijalma Lacerda - Presidente da OAB/Campinas/Pa...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Dijalma Lacerda - Presidente da OAB/Campinas/Paulínia/Cosmópolis. Dúvida não há da importância dos Advogados e da Advocacia. Há que se tomar cuidade, porém, com a socialização da Advocacia, a exemplo do que já aconteceu com a medicina, com a odontologia, etc. etc.. Tomemos cuidade, porque daqui a pouco não haverá mais espaço para os chamados "autônomos". Dijalma Lacerda.

Comentar

Comentários encerrados em 13/12/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.