Na frente

Situação leva vantagem em eleição no MP de São Paulo

Autor

5 de dezembro de 2005, 13h12

A situação levou vantagem sobre a oposição na eleição direta de seis dos 11 integrantes do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo. O resultado foi confirmado no último sábado (3/12). Foram eleitos os procuradores de Justiça José Benedito Tarifa (972 votos), José Oswaldo Molineiro (963), Paulo Afonso Garrido de Paula (964), Marco Antonio Zanellato (896), Daniel Fink (865) e Antonio Augusto de Camargo Ferraz (813). Este último, o único da oposição.

Foram derrotadas as procuradores Lídia Helena da Costa Passos e Marisa Rocha Dissinger, e o procurador Renato Fabbrini. Nesta segunda-feira (5/12), o Órgão Especial do Colégio de Procuradores escolhe os outros três integrantes do Conselho Superior.

O colegiado do MP paulista é formado por 11 membros. Destes, dois são natos (o procurador-geral e o corregedor-geral), três são escolhidos pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores e os outros seis por todos os membros de carreira.

O Conselho tem o poder, por exemplo, de deliberar sobre a instauração de processo administrativo contra membros do MP, eleger os integrantes da comissão de concurso para promotor de Justiça e decidir sobre o vitaliciamento de membro da instituição.

A eleição de sábado foi a segunda de uma série de quatro para escolher os integrantes dos órgãos da administração superior do MP paulista para o biênio 2006-2008. No último dia 23, foram eleitos os 20 membros do Órgão Especial. Em março, o MP escolhe o novo procurador-geral de Justiça.

Na eleição para o Órgão Especial a procuradora mais votada foi Ana Margarida Machado Junqueira Beneduce (140 votos), seguida de Sonia Etuko Oda (125 votos). Os outros eleitos foram Paulo Amaral de Souza, Tiago Cintra Zarif, Paulo Mário Spina, Sérgio Neves Coelho, Agenor Nakazone, José Luis Alicke, Newton Silveira Júnior, José Reynaldo de Almeida, Mário Antonio Tebet, Paulo Marcos Reali Nunes, David Cury Júnior, Antonio de Pádua Bertone, Adelina Bitelli Campos, Lúcia Casali de Oliveira, José Eduardo Diniz, Carlos Eduardo Fonseca da Matta, Aparecida Maria Valadares e Mário Pedro Paes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!