Informações do Judiciário

STF incrementa processo de racionalização administrativa

Autor

29 de agosto de 2005, 19h00

Na última sessão administrativa dos ministros do Supremo Tribunal Federal, foram aprovadas quatro Resoluções. Eles pretendem incrementar o processo de racionalização administrativa que teve início com a gestão do ministro Nelson Jobim, em agosto de 2004. Em seus discursos, Jobim sempre critica a falta de informações sobre o Judiciário e, talvez por isso mesmo, uma das medidas aprovadas foi a indicação, nas petições iniciais protocoladas no STF, do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).

Identificação das partes — Segundo o presidente do Supremo, o número de partes no tribunal é superior a 1 milhão. Não que essa seja, de fato, a cliente do tribunal. Isso ocorre porque, a cada alteração na forma de preencher o nome nas petições, por menor que seja, empresas com o mesmo CNPJ são lidas pelo sistema como partes diferentes.

Para ter a real dimensão de quantas partes estão no STF, a solução será um convênio com a Receita Federal, que possibilitará a identificação das partes via CPF ou CNPJ. Entre outras coisas, evitará que homônimos sejam tidos como partes em processos diferentes. Na mesma norma, aprovou-se um formato padrão para as petições iniciais. Elas deverão ter tamanho de papel A-4 e margem esquerda de três centímetros.

“Houve um crescimento do número de processos originários. Antes, recebíamos de dez a quinze, por dia. Hoje, o número fica entre 30 e 40. Nosso objetivo é racionalizar o trabalho e dar mais celeridade à tramitação processual. Para isso, é preciso nos adaptar à nossa realidade”, estima a Secretária Judiciária do STF, Ana Luiza. O trabalho desenvolvido no âmbito das diversas secretaria do tribunal com a coordenação da diretoria-geral tem feito em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).

Identificação das peças — As outras inovações atingirão os advogados de forma indireta. A Secretaria Judiciária, por exemplo, identificará eletronicamente as peças dos recursos extraordinários e dos agravos de instrumento. Haverá com isso um ganho na manipulação dos processos, podendo os ministros dirigir-se com mais precisão às peças do processo. No passado, houve tentativa de implementar sistema semelhante. No entanto, a tecnologia da época não permitiu.

Outra medida a ser tomada será a padronização das matérias jurídicas elaboradas nos gabinetes dos ministros para publicação nos órgãos oficiais da Justiça. Antes, cabia à Secretaria a uniformização dos textos enviados pelos gabinetes. Agora, os gabinetes deverão enviar o texto já formatado.

Controvérsia idêntica — Na mesma linha, os ministros decidiram economizar pessoal e custos no envio de processos à Procuradoria Geral da República. Quando os processos tiverem controvérsia idêntica e nisso se fundarem, apenas dois dos vários serão enviados à PGR. Os demais ficarão sobrestados, com prazos interrompidos. Durante a administrativa, o ministro Marco Aurélio afirmou que já vem adotando a prática, com resultados positivos em seu gabinete. “A decisão sobre a controvérsia idêntica ficará a cargo do magistrado”, comenta o assessor da diretoria-geral do Supremo designado para auxiliar nas alterações, Roberto Bezerra.

Há também uma notícia que deve agradar aqueles admiradores dos julgamentos do Supremo. Os ministros autorizaram o fornecimento, por escrito, em áudio ou meio eletrônico. Só que, claro, o interessado deverá arcar com os custos para tanto.

Por último, editou-se uma emenda regimental. Nos acórdãos julgados no pleno e nas turmas, o relator subscreverá o acórdão, registrando o nome do presidente, da turma ou do pleno, conforme o caso. Busca-se evitar o interminável périplo que os processos faziam dentro do Supremo para que, enfim, os acórdãos pudessem vir a público.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!