Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições na TV

Ministro Carlos Velloso é o entrevistado do Roda Viva

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Velloso é o entrevistado nessa segunda-feira (29/8, às 22h15, do programa Roda Viva da TV Cultura.

Velloso assumiu a presidência do TSE pela segunda vez em março deste ano. Antes ele havia ocupado o posto entre 1994 e 1996, quando diplomou Fernando Henrique Cardoso na presidência da República. Naquele período Carlos Velloso criou uma comissão para propor uma reforma política, tema que retoma agora como uma de suas prioridades.

O presidente do TSE defende uma reforma partidária com extinção de partidos de aluguel, punição para parlamentar que trocar de partido e o estabelecimento de novo mecanismo para financiamento de campanhas eleitorais.

Com uma carreira jurídica de mais de quarenta anos, Velloso também foi presidente do Supremo Tribunal Federal em 1999.

Os entrevistadores serão os jornalistas Ancelmo Goes, de O Globo; Guilherme Evelin, de O Estado de S.Paulo; Silvana de Freitas, da Folha de S.Paulo; Denize Rottemburgo, do Correio Braiziliense, Alexandre Machado, comentarista político da TV Cultura; Márcio Chaer, diretor da Consultor Jurídico e o advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral e administração pública.

Revista Consultor Jurídico, 29 de agosto de 2005, 18h19

Comentários de leitores

1 comentário

O ministro Carlos Velloso é um exemplo de erudi...

Luís da Velosa (Advogado Autônomo)

O ministro Carlos Velloso é um exemplo de erudição e nobreza de caráter. Aliás, não só de caráter. A família VELLOSO é uma das mais conspícuas de Portugal. Os seus antepassados são originários da Aldeia da Velosa, Celerico da Beira - João da Velosa (Velosa, Velloso, Veloso, Velozo,) e Antônio da Velosa - século XIV, que vieram da Galiza,vilas de Ribeira e Cabreira, depois da morte de Pedro, o Cruel. A família além dos diversos ramos em Portugal está espalhada por todo o mundo, inclusive na China. Um dos seus antepassados famosos era o 1º Barão da Vila do Conde, João Gomes Ferreira Veloso e diversos fidalgos. Em muitos estados do Brasil, principalmente na Bahia, a família VELLOSO é notável.

Comentários encerrados em 06/09/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.