Mercado Jurídico

Uma proposta para unir pequenos e grandes escritórios

Autor

24 de agosto de 2005, 16h26

Especialistas no mercado de advocacia identificam uma nova dinâmica no ambiente dos escritórios: micro-escritórios, com até cinco ou seis advogados qualificados e uma carteira de clientes diferenciada, incorporam-se a um escritório de maior porte. A incorporação pode ser de fato ou de direito, mas os benefícios são gerais: os pequenos ganham com a marca e a estrutura do grande, e o grande agrega competências específicas a seu portfolio.

Os americanos chamam de umbrella a experiência de congregar, debaixo de um guarda-chuva maior, diferentes grupos de especialistas em modalidades do direito empresarial, cada qual com sua pequena clientela que, no conjunto, ganha considerável expressão e abre promissoras oportunidades cruzadas.

Esse pode ser um caminho com potencial para gerar crescimento acelerado e sustentável. Depende de coordenação competente, mas pode evoluir para uma diversificação de serviços, com qualidade. Quem já está trabalhando com este conceito é o consultor de escritórios de advocacia Plínio Ribeiro. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]

Royalties da Monsanto

O advogado gaúcho, João Carlos Scalzilli, diretor do Scalzilli Advogados & Associados, será o único representante do Brasil no encontro que discute os royalties da Monstanto e a qualidade de vida e saúde aplicada aos alimentos, em Buenos Aires, Argentina, entre 8 e 10 de setembro.

O seminário Multi-Regional Meeting against the Royalties of Monsanto (Encontro multi-regional contra os royalties da Monsanto) foi organizado pelo Grupo de Reflexión Rural da Argentina e pela organização The Center of Food Safety, duas ONGs que defendem a qualidade alimentar.

O evento contará com a presença de produtores e entidades da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos. Scalzilli apresenta a palestra : “A situação nacional dos royalties aplicados à soja transgênica no Brasil.”

Para inglês ver

Os professores Carlos Affonso e Ronaldo Lemos, do Centro de Tecnologia e Sociedade da escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, participam Copy South Project, seminário que na Universidade de Kent, em Canterbury, Inglaterra que acontece até essa sexta-feira 26/8.

O encontro, que reúne 20 especialistas de todo o mundo, pretende elaborar um documento que servirá de base para sustentação de políticas públicas, como forma de ampliar o acesso ao conhecimento e desenvolvimento econômico dos países desenvolvidos.

Novas especialidades

O escritório Tauil, Chequer & Mello Associados a Thompson & Knight LLP acabou de criar um núcleo de infra-estrutura. O núcleo irá associar as especialidades de Direito Marítimo, Direito Ambiental, Direito de Petróleo e Gás e Legislação de Segurança, especialmente para atender a empresas petrolíferas e prestadoras de serviço na área offshore.

A direção do novo núcleo caberá ao sócio Marcelo Mello e a coordenação será da advogada Adriana Fixel. Integram o núcleo os advogados Antonio Sarmento, Rio de Janeiro e Mayra Itaborahy, em Vitória.

Além de reunir advogados no Brasil e no exterior, também vai haver a consultoria técnica de especialistas em áreas como Engenharia Naval, Ambiental e de Segurança , Inspeções e Certificações Navais, Seguro Marítimo, e Negociação dos Contratos de Transporte Marítimo.O projeto será desenvolvido pela sede do Rio de Janeiro e abrangerá também os mercados de Vitória e Macaé.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!