Eficiência suspeita

Secretário tira doleiro da cadeia sem autorização judicial

Autor

23 de agosto de 2005, 12h58

O doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho Barcelona, foi transferido da penitenciária de segurança máxima de Avaré, no interior de São Paulo, para prestar depoimento na CPI dos Correios, sem autorização judicial. O responsável pela transferência foi o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

O juiz corregedor do Departamento de Execuções Criminais, Pedro Paulo Ferronato, abriu sindicância para apurar se houve irregularidades. Além dos desdobramentos na esfera judicial, o episódio deverá ter repercussão política. O PT acusa Saulo de participar de uma operação considerada “precipitada”. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

O doleiro, condenado a 25 anos de prisão, foi transferido em helicóptero do governo da prisão em Avaré, a 250. quilômetros da capital, para um prédio da Polícia Civil em São Paulo. A solicitude do secretário de Segurança do governo tucano alimenta a suspeita de que haveria interesse partidário em facilitar revelações do doleiro sobre lavagem de dinheiro que pudessem comprometer o PT.

No depoimento feito num acordo de delação premiada, Toninho da Barcelona afirmou haver feito “algumas operações com políticos do PT entre 2002 e 2003”. Citou, entre outros, o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal José Dirceu e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, como seus clientes. O doleiro não apresentou provas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!