Polícia Federal

Congresso discute papel da PF no Estado democrático

Autor

23 de agosto de 2005, 12h16

Mais de 150 policiais federais de todo o país se reúnem em Brasília a partir desta terça-feira (23/8), para o XI Congresso Nacional dos Policiais Federais. O tema do encontro neste ano definido pela Federação Nacional dos Policiais Federais é “A Polícia Federal no Estado Democrático”.

O Congresso será aberto oficialmente, às 19h15. A primeira palestra do programa, às 20h, está a cargo do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, que abordará o tema “A atuação policial e os direitos e garantias individuais”. Em seguida o Senador Jéferson Peres (PDT-AM) fala sobre “As perspectivas do Brasil em face da atual conjuntura política”.

Na quarta-feira (24/8) a partir das 10h30, o professor americano Yonah Alexander promove um painel sobre terrorismo no mundo. Alexander é professor nas universidades George Washington e de Israel, doutor pela Universidade de Chicago e diretor do Centro de Estudos sobre o Terrorismo, que congrega pesquisadores de mais de 30 países. Além de abordar questões gerais sobre os aspectos do terrorismo, pré e pós o 11 de setembro, o professor deve falar sobre temas referentes à América Latina e ao Brasil, principalmente sobre a segurança de portos, aeroportos e fronteiras.

Os policiais federais devem dedicar grande parte do Congresso a

discussão do combate à corrupção no Brasil. Na quarta-feira pela manhã os policiais debatem o combate à corrupção e as condições de trabalho da categoria. O painel sobre “A atuação da Polícia Federal no combate à corrupção e as suas condições de trabalho”, terá como debatedores a deputada Denise Frossard (PDT-RJ) e o jornalista Claduio Julio Tognolli, da Consultor Jurídico

A tarde é a vez do painel sobre garantias individuais

que terá como palestrantes o sub-procurador da República, Cláudio

Fonteles e o presidente da Associação dos Juízes Federais, Jorge

Maurique.

Na quarta-feira à noite acontece a comemoração dos 15

anos de fundação da Federação Nacional dos Policiais Federais.

Para conferir a programação completa do Congresso clique no site da

Fenapef

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!