Relação processual

Só quem faz parte da ação pode pedir execução provisória

Autor

22 de agosto de 2005, 12h40

Só pode pedir execução provisória da sentença quem faz parte do processo. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal.

O ministro não conheceu o pedido de extração de carta de sentença do advogado paulista Rodolfo Nascimento Fiorezi. A intenção do advogado era obter o documento para obrigar a parte a executar a decisão do próprio STJ — do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, então presidente da 3ª Turma.

Na decisão, a Turma garantiu ao Idec — Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor o direito de pedir, em nome dos clientes paulistas da Nossa Caixa Nosso Banco, a correção monetária pelo INPC de 42,72%, referente a janeiro de 1989, das cadernetas de poupança. Os ministros reconheceram a responsabilidade das instituições financeiras pela correção. A informação é do STJ.

A Nossa Caixa entrou com Recurso Extraordinário para levar o caso ao Supremo Tribunal Federal. O pedido foi negado pelo vice-presidente do STJ, ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira. Agora, o processo está em fase de Agravo de Instrumento, em que o banco tenta, mais uma vez, submeter a matéria ao exame do Supremo.

Daí o pedido do advogado Rodolfo Nascimento Fiorezi. Ele alega que é parte legítima qualquer cidadão paulista que possuía contas de poupança na primeira quinzena de janeiro de 1989.

No entanto, Edson Vidigal esclareceu que o pedido não deve ser conhecido, pois a Ação Civil Pública foi movida pelo Idec contra a Nossa Caixa. O ministro observou que a decisão proferida na ação civil possuiu efeitos para todos, mas apenas quando já transitada em julgado.

No caso, o presidente do STJ considerou que o advogado não faz parte do processo, não integrou a relação processual e, por isso, não tem direito de pedir a execução provisória da decisão.

REsp 323.191

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!