Meninas da esquina

Jornalista conta em livro drama da prostituição infantil

Autor

22 de agosto de 2005, 17h37

A exploração sexual de crianças contadas do ponto de vista das próprias vítimas — esta é a proposta da jornalista Eliane Trindade ao escrever o livro As meninas da esquina — Diários de seis adolescentes que vivem do lado selvagem da vida. A partir do diário de seis garotas com as quais conviveu durante um ano, a autora conta a dura realidade de crianças e adolescentes submetidas á exploração sexual no Brasil.

O livro, já a venda nas melhores livrarias, terá lançamento em São Paulo, na próxima quarta-feira (24/8), a partir de 20 horas, no Parlatino — Memorial da América Latina, (avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, Barra Funda), durante a apresentação da Consulta Nacional sobre violência contra a criança e o adolescente, promovida pela Unicef.

Eliane Trindade parece acreditar que estatísticas não dizem muito nesta história. E não dizem mesmo. Para a ONU, por exemplo, são 500 mil as crianças exploradas sexualmente no país, mas não explica como chegou a esta cifra. Outro dado, revela que em cerca de mil municípios brasileiros existem registros de exploração sexual de menores. E daí? O simples caso de uma única criança vilependiada é suficiente para envergonhar a humanidade.

Ao contar as tristes histórias de Britney, Natasha, Milena, Yasmim, Vitória e Diana, Eliana individualiza e humaniza as estatísticas. Os nomes são a única ficção que a autora se permite. Os relatos em forma de diário, são o retrato fiel da dura realidade, sem floreios ou romance: “Apesar de ter preservado a identidade, elas aparecem como seres humanos inteiros. Falam de sentimentos, de erros, podem chorar e sorrir. Isto faz toda a diferença, porque a história delas não fica reduzida a uma frase perdida no meio de uma denúncia de exploração sexual”, diz a autora.

A parte final do livro é dedicada à analise do problema através das opiniões e informações de especialistas consultados pela autora: “Fiz uma grande reportagem, entrevistando especialistas, como psicólogos, educadores e médicos. Ouvi também autoridades e representantes da sociedade civil envolvidos na busca de soluções”, conta.

Ficha técnica

Título: As meninas da esquina — Diários de seis adolescentes que vivem do lado selvagem da vida

Autora: Eliane Trindade

Editora: Record

Número de páginas: 420

Preço: R$ 49,90

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!