Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bronca federal

Policiais federais reagem a elogios de Lula com reivindicações

Por 

A Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, emitiu nota em que satiriza as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mais uma vez enxertou em suas falas, com insistência, sobretudo nos últimos dez dias, menções elogiosas à PF em seu governo.

A Fenapef, que logo no início do governo Lula promoveu uma greve de dois meses na PF, não está contente com os salários dos federais. Diz a Fenapef que "sessenta e oito reais e setenta e dois centavos. É com essa diária que o policial federal tem que pagar as despesas quando está em missão nos municípios do interior do Brasil. A Federação Nacional dos Policiais Federais — FENAPEF - está empenhada no reajuste das diárias, mas até agora o governo federal prefere não ouvir o clamor dos federais".

Sustenta a Fenapef que "a situação dos policiais federais que trabalham no Serviço de Repressão ao Trabalho Forçado, que atua em todo o Brasil, é ainda mais crítica. Além de receber uma diária miserável, quando recebe em dia, os policiais convivem com outras categorias que compõem o serviço que ganham diárias cerca de 10 vezes mais elevadas"

Para os federais, "as categorias ligadas ao poder judiciário, por exemplo, beneficiadas com a aprovação do subsídio e aumento do teto dos salários daquele poder, passaram a receber como diária a importância de R$ 615,00. O mais grave é que como os policiais federais precisam oferecer segurança ao grupo são obrigados a ficar no mesmo hotel e utilizando os mesmos restaurantes daqueles que recebem as diárias de R$ 615,00".

A nota da Fenapef ainda sustenta que "somando os atrasos nos pagamentos das diárias o que fica de verdade é que o Policial Federal financia as operações do governo , já que paga adiantado as despesas operacionais de viagens, para receber somente no futuro".

A entidade termina o comunicado dizendo: "Com os valores das diárias atuais imaginem aonde o policial federal pode se hospedar e comer nas capitais brasileiras. Os elogios do presidente Lula para os policiais federais não estão mais servindo de conforto, já que as contas não se pagam com palavras."

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 17 de agosto de 2005, 16h03

Comentários de leitores

2 comentários

A desorganização desse governo Lula é realmente...

Eduardo Rodrigues Lima (Advogado Autônomo - Criminal)

A desorganização desse governo Lula é realmente desastrosa. A incompetência se escancara a todo momento. Onde já se viu policial ter que pagar diárias, antecipadamente, ao invés de recebê-las? Que incentivo teria para cumprir a sua missão? Simplesmente um abusrdo.

A toda ação, corresponde, ou no caso deveria co...

Sweney (Auditor Fiscal)

A toda ação, corresponde, ou no caso deveria corresponder, uma reação. Ocorre que os Policiais federais deslocam-se para diligências sem receber diárias adiantadas por opção, pois a Lei nº8112/90 garante ao servidor o recebimento adiantado e que garanta os gastos efetuados. Portanto, falta aos servidores disposição para reagir e se negar a proceder às diligências quando não satisfeitas as previsões legais. Assim como procede este Auditor-Fiscal.

Comentários encerrados em 25/08/2005.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.