Boa imagem

OAB paulista lidera pesquisa como entidade mais confiável

Autor

17 de agosto de 2005, 18h42

A OAB paulista é a entidade com mais autoridade para convocar uma manifestação ou passeata. Isso é o que aponta pesquisa feita pelo instituto Toledo & Associados. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 14 de agosto na capital paulista, para a Associação Comercial de São Paulo, com o objetivo de medir a percepção da população da cidade sobre a crise política, casos de corrupção e manifestações para exigir apuração dos fatos.

A pesquisa ouviu 500 moradores de São Paulo. Do total, 67% deles acreditam que a Ordem tem mais prestígio e autoridade moral para convocar e liderar manifestações. Em seguida estão: Associação Brasileira de Imprensa (com 64%), Força Sindical (59%), Fiesp (58%), Associação Comercial de São Paulo (53%), Igreja Católica (51%), CUT (48%) e entidades evangélicas (46%).

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles tomaram conhecimento das acusações de corrupção no governo e 95% disseram que sim. Destes, 83% afirmaram acreditar que existe corrupção no governo. Outros 59% acreditam que o presidente Lula sabia dos fatos que caracterizam corrupção e 35% crêem que o presidente está envolvido nos casos de corrupção.

Para o presidente da seccional paulista, Luiz Flávio Borges D’ Urso, “o resultado deixa claro que a população de São Paulo reconhece o histórico de lutas em defesa da democracia, da ética e a cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil, confiando à nossa entidade o papel de porta-voz das demandas da sociedade”.

OAB paulista participa da Manifestação Pública contra a Corrupção, marcada para o dia 6 de setembro, em São Paulo, proposta pela Força Sindical, integrante do Movimento pela Legalidade, Contra o Arbítrio e a Corrupção, composto também por outras entidades representativas da sociedade civil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!