Lei de Falências

Eucatex entra com pedido de recuperação judicial

Autor

16 de agosto de 2005, 19h29

A Eucatex S/A Indústria e Comércio, empresa controlada pela família do ex-prefeito Paulo Maluf, entrou nesta terça-feira (16/8) com pedido de recuperação judicial — instrumento jurídico que substituiu a concordata na nova Lei de Falências.

No primeiro semestre deste ano, o grupo Eucatex registrou um prejuízo de R$ 27,8 milhões. A dívida total, até o final de julho, correspondia a R$ 306 milhões.

O pedido de migração da concordata para a recuperação judicial foi encaminhado pela Eucatex à juíza Renata Cristina Rosa da Costa e Silva, da 3ª Vara da Comarca de Salto (cidade localizada a 105 km a noroeste da capital paulista). A concordata foi requerida em 16 de abril de 2003, no Fórum de Salto, sede de duas empresas do grupo: a Eucatex S A e a Eucatex Química Mineral Ltda.

Na época do pedido de concordata, o grupo sustentou que estava sendo pressionado pelos credores e que teria sofrido com a desvalorização do real frente ao dólar. O grupo Eucatex alegou dificuldades para enfrentar os juros elevados nas operações bancárias de desconto e no capital pedido para giro.

De acordo com o advogado Murilo da Silva Freire, responsável pelo pedido de recuperação, “a nova lei oferece muito mais recursos para recuperar a empresa e pagar seus devedores”. Segundo Freire, a Eucatex precisa de mais tempo para pagar suas dívidas. “Como a intenção da empresa é honrar o compromisso com todos os credores, é necessário um prazo maior para que isso seja efetivado”, sustenta.

A Eucatex foi fundada em 30 de novembro de 1951, na cidade de Salto, com capital integralizado de 10 milhões de cruzeiros. O complexo industrial é formado por quatro unidades, localizadas nas cidades de Barueri, Salto, Paulínia e Botucatu, onde fabrica produtos destinados à indústria moveleira, construção civil e agroindústria.

O grupo detém, ainda, a propriedade de 43 fazendas de eucaliptos e pinus, com área estimada em 52 mil hectares. A Eucatex é presidida pelo engenheiro Flávio Maluf, filho do ex-prefeito Paulo Maluf.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!