& CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

TV Record e Ratinho sdo condenados a indenizar juiz

A liberdade de informacéo e alivre manifestacéo da imprensa precisam ser compatibilizadas com o
direito inalienavel que possui cada cidaddo de ndo ver sua honra enxovahada e denegrida sob o pretexto
de que élivre o direito de informar. Seu limite inquestionavel € a preservacéo da integridade alheia.

Essefoi 0 entendimento, unanime, da 42 Camarade Direito Privado do Tribunal de Justica de S&o Paulo
ao condenar a TV Record e 0 apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, a pagar indenizacéo, por
danos morais, ao juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira.

O valor dareparacédo foi arbitrado pelos julgadores em 350 sal arios minimos (R$105 mil). Votaram os
desembargadores Maia da Cunha (relator), Teixeira Leite (revisor) e Natan Zelinschi (3°juiz). Este éo
primeiro recurso (de segundainstancia) ganho pelo juiz.

Ojuiz foi acusado de supostas ilegalidades — ocorridas por volta de 1998, quando eratitular da Varada
Infancia e Juventude de Jundiai — no processo de adocdo internacional de criangas naquela comarca. A
TV Record teria veiculado informagdes atribuindo ao magistrado fatos criminosos ofensivos a sua honra.

Em primeirainstancia, aempresade TV e o0 apresentador foram condenados pelo juiz, Osmar Bocci, da
152 Vara Civel Central da Capital, a pagar indenizacdo de 200 sal&rios minimos.

Insatisfeita, a Record requereu ao TJ a nulidade da sentenca por auséncia de fundamentacdo ou a
reducdo da verbaindenizatdria. Argumentou que as noticias sobre o juiz estavam inseridas no direito
constitucional de informacéo.

O apresentador Ratinho — que na época dos fatos apresentava na Record o programa Ratinho Livre —
alegou gque os programas eram feitos de forma narrativa e apenas noticiavam fatos igualmente
divulgados pelaimprensaem geral.

O juiz também apelou, reclamando o0 aumento da indenizacdo para 1.800 salérios minimos, alegando que
0 caso em questdo ndo se vinculavaalL e de Imprensa e que o valor estipulado pelo juiz ndo reparava o
dano causado.

Argumentos

O relator do processo, desembargador Maia da Cunha, entendeu que ao noticiar os fatos no programa
Ratinho Livre a emissora promoveu graves ofensas a honra e a dignidade do juiz, como pessoa e como
profissional. E, ainda, que as ofensas foram pautadas pel o sensacionalismo inconsequiente com o intuito
de obter pontos no Ibope.

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/08/2005



& CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

Segundo Maia Cunha, no contexto da matéria afirmou-se que criancgas valeriam vinte mil délares
americanos, que estavam desaparecidas mais de 3 mil criangas, que era uma indignidade roubar a crianca
da guarda da mée, ou desaparecer com ela quando levada ao Forum, circunstancia que teria apavorado a
populagéo pobre da cidade.

“A honra maculada injustamente abre ferida que nao cicatriza com o passar do tempo, nem apaga da
memoéria do ofendido e daqueles que he sdo proximos, em especia os familiares’, argumentou o relator
em Seu voto.

“Pelo resto da vida ha de carregar na meméria 0 tempo em que, injustamente, a sua honra e a sua
dignidade serviram de pasto a especul agdo maldosa de tantos quantos viram e ouviram os abusos
perpetrados sob o0 manto do direito de informar. Bem por isso que 0 dano a honra, e tantos ja o disseram,
éirreparavel”, completou Maia da Cunha.

Aojustificar areforma da sentenca de primeira instancia quanto ao valor da indenizagéo, Maia Cunha
alegou gque a quantia de 200 salarios minimos seria insuficiente para dissuadir uma das maiores emissora
de televisdo e o0 conhecido apresentador, “a pelo menos refletirem antes de ofender a honra do cidadéo
com adivulgacdo espal hafatosa de fatos cuja apuracéo formal pelos 6rgéos competentes ainda esta em
andamento”.

Osfatos

As denlncias contra o juiz surgiram em marco de 1998, apos familiares de criancas formarem o grupo
Maes da Praca do Forum, em Jundiai. Os familiares acusavam supostas irregul aridades na quebra de
patrio poder (guarda) das criancas, em processos de adocdo por estrangeiros. Em janeiro de 1999, o juiz
Luiz Beethoven Giffoni Ferreirafoi transferido paraa 182 Vara Civel da Capital.

Na época, 0 entdo ministro da Justica, Renan Calheiros, determinou que a Policia Federal investigasse o
funcionamento irregular de agéncias estrangeiras em territorio nacional, o provavel comércio de criangas
e fizesse um levantamento paraidentificar a saida do Brasil e o paradeiro das criancas adotadas em
Jundiai.

Um relatério parcia das investigacfes apontou que as principais frentes apontadas pela PF sdo duas
entidades: a AMI, com sede em Roma, e 0 Comegj — Centro de Orientacdo ao Menor de Jundiai. As
principais atividades da AMI sdo o0 agenciamento de adogOes internacionais e o financiamento de
entidades que trabal ham com criangas carentes no Terceiro Mundo. O Comej foi fundado em 18 de
dezembro de 1986, mas s6 registrado em maio de 1990.

Absolvicao

Depois de investigacéo da Corregedoria-Geral da Justica, o juiz foi denunciado por irregularidades em
processos de adogdo internacional de criangas. Em dezembro de 2001, o Orgéo Especia do Tribunal de
Justica paulista absolveu o ex-juiz da 22 Vara Civel de Jundiai da acusacéo.

No julgamento, 14 desembargadores votaram pela absolvicdo, quatro pela censura e sete pela

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/08/2005



@ CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

adverténcia. No entanto, os julgadores entenderam que Beethoven, em alguns casos, agiu de forma
pouco ortodoxo.

As acusacoes também foram apuradas pela CPI do Judiciario. Os deputados ndo conseguiram comprovar
as denuincias de favorecimento para a agilizacéo das adogdes internacionais.

Outras condenacgtes

O juiz Beethoven conseguiu sei's condenagdes, por danos morais, em primeirainstancia. Todas contra
veiculos de comunicacéo, envolvendo a cobertura das adogdes internacionais de criangas em Judiai.

Entre as de maior valor destacam-se a da Folha de S. Paulo condenada a pagar R$ 3,7 milhdes. A Rede
Globo sofreu sentenca de indenizaggo de R$ 3 milhdes. E a Revista IstoE foi condenada a pagar R$ 800
mil a0 juiz.

Date Created
09/08/2005

Page 3
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/08/2005



