Fraude no futebol

Justiça pode suspender próximo campeonato italiano de futebol

Autor

9 de agosto de 2005, 20h44

A Federação Italiana de Futebol terá de paralisar a preparação do calendário do próximo Campeonato italiano. A decisão, do tribunal civil de Gênova, atende a um pedido do clube local Genoa contra punição que prevê o rebaixamento da equipe da primeira para a terceira divisão da competição. As informações são da agência EFE.

A suspensão da elaboração do calendário é válida até o próximo dia 16, para quando o juiz Alvaro Vigotti marcou audiência em que avaliará o caso do Genoa. Na decisão, Vigotti determinou também o bloqueio de qualquer ato que possa causar “dano econômico ou patrimonial iminente e irreparável” ao clube.

A sentença, dada em caráter de urgência, é a primeira favorável ao Genoa, que viu seu pedido ser recusado em todas as outras instâncias esportivas. O clube foi rebaixado à terceira divisão como puniç~]ao por supostamente ter combinado o resultado da última partida da última temporada, uma vitória sobre o Venezia por 3 a 2. Com o vitória o time garantiu sua ascensão da segunda para a primeira divisão.

A denúncia foi feita por meio de gravações telefônicas nas quais se ouvia o presidente do Genoa, Enrico Prezioso, e um dirigente do Venezia, Franco del Cin, conversando sobre “arranjar” o resultado do jogo entre as duas equipes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!