Decisão adiada

Edinho começa perdendo julgamento de pedido de liberdade

Autor

1 de agosto de 2005, 17h54

O ex-goleiro Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, perdeu nesta segunda-feira (1/8) o primeiro voto no pedido de Habeas Corpus que impetrou no Tribunal de Justiça de São Paulo.

O relator da questão, desembargador Mariano Siqueira, votou pela não concessão do pedido, argumentando que o auto de prisão não contém qualquer nulidade ou irregularidade. No entendimento do relator, há indícios da participação do ex-goleiro em associação criminosa.

A defesa foi feita pelo advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que pleiteia o relaxamento da prisão em flagrante ocorrida em 6 de junho ou o benefício da liberdade provisória. Na opinião do advogado, não há necessidade de manter Edinho na cadeia. Mariz alega, ainda, que não há prova incontestável e apta a legitimar o flagrante.

A decisão sobre o Habeas Corpus foi adiada depois de pedido de vista do desembargador Roberto Mortari. Falta também o voto do desembargador Teodomiro Mendes. O HC é julgado pela 1ª Câmara Criminal do TJ.

Denúncia

A Justiça de Praia Grande recebeu denúncia contra Edinho e outras 12 pessoas acusadas de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e porte ilegal de arma. As penas previstas vão de 13 a 44 anos de reclusão, mais o pagamento de 150 a 1.080 dias-multa. A denúncia se sustentou na Lei de Entorpecentes (lei 6368/76) e no Estatuto do Desarmamento (lei 10.826/03).

Edinho está preso na penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Ele está em RDD — Regime Disciplinar Diferenciado e tem como companheiros alguns dos bandidos mais perigosos do país, como o líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e Maurício Hernandez Norambuena, líder do seqüestro do publicitário Washington Olivetto.

O prazo de permanência no RDD é de 180 dias. O ex-goleiro está jurado de morte pelo PCC por causa de sua relação com o traficante de drogas Ronaldo Duarte de Freitas, o Naldinho, que também foi enviado a Presidente Bernardes.

Prisão

Edinho foi preso em flagrante no dia 6 de junho e autuado sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. O ex-goleiro negou em depoimento à Polícia Civil as acusações de associação para o tráfico, mas afirmou ser usuário de maconha e disse precisar de tratamento médico.

O ex-goleiro foi preso em seu apartamento em Santos (litoral paulista). O Denarc afirma que ele foi flagrado em conversas telefônicas com Naldinho, também preso e apontado como o chefe do tráfico de drogas na Baixada Santista.

O conteúdo das escutas não foi divulgado. De acordo com a polícia, a quadrilha movimentaria cerca de duas toneladas de cocaína por mês. O diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza, disse que será pedida a quebra de sigilo bancário dos envolvidos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!