Situação irregular

TRE-SP pode cancelar mais de 260 mil títulos eleitorais

Autor

25 de abril de 2005, 15h51

Mais de 260 mil eleitores de São Paulo poderão ter os títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Motivo: deixaram de votar nas três últimas eleições e não justificaram a ausência. O número corresponde a 0,96% do eleitorado paulista. Só na capital, são 86.124 eleitores.

No país, mais de 1 milhão e 100 mil títulos estão em situação irregular. O prazo para a regularização vai até 29 de abril. Quem não comparecer num cartório eleitoral no prazo fixado terá seu título automaticamente cancelado. A informação é da Justiça Eleitoral de São Paulo.

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas eleições de 2002 e 2004 estão sujeitos ao cancelamento dos títulos. Cada turno é considerado uma eleição.

Para ficar em dia, o interessado deve procurar o cartório eleitoral onde está inscrito, levar documento de identificação, título de eleitor, comprovantes de votação ou justificação das últimas eleições. Será cobrada multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Para os três turnos serão cobrados R$ 10,53. O eleitor que está no exterior deve encaminhar requerimento assinado ao juiz eleitoral por outra pessoa ou pelo correio.

O eleitor em débito com a Justiça Eleitoral não pode tirar passaporte, CPF, inscrever-se em concurso público, assumir cargo público, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, fazer empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais, entre outros impedimentos. Os cartórios eleitorais da capital atendem das 12h às 18h. No interior, o horário é fixado pelo juiz eleitoral.

Através do site www.tse.gov.br é possível verificar se o título está sujeito a cancelamento. Em São Paulo, as dúvidas podem ser resolvidas na Central de Atendimento ao Eleitor, que atende das 9h às 19h pelo telefone (11) 3277-1033.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!