30 dias

TJ decreta prisão temporária de juiz acusado de matar colega no ES

Autor

4 de abril de 2005, 11h37

O juiz Antônio Leopoldo Teixeira deve cumprir prisão temporária de 30 dias. Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, morto a tiros em 24 de março de 2003 na Praia de Itapõa, em Vila Velha (Espírito Santo). A informação é do site Espaço Vital.

Leopoldo Teixeira saiu do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na sexta-feira (1º/4), direto para o quartel da Polícia Militar no bairro de Maruípe, na capital Vitória. A prisão foi pedida pelo Ministério Público do estado e acatada pelo relator do Tribunal de Justiça capixaba, Pedro Valls Feu Rosa. O juiz foi ao TJ-ES para prestar seu segundo depoimento.

De acordo com a investigação, a causa do assassinato teria sido as denúncias feitas por Alexandre Martins contra Leopoldo Teixeira. O juiz acusava o ex-titular da Vara de Execuções Penais de Vitória de venda de sentenças, facilitação na progressão de regimes, tráfico de influência, retirada irregular de presos e coação de técnicos da Justiça.

Leopoldo Teixeira também é acusado de facilitar o cumprimento de penas de pistoleiros condenados, que eram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Viana. Na segunda-feira (28/3), ele foi afastado preventivamente de suas funções pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A Corte também decidiu pela abertura de inquérito administrativo.

No mesmo quartel para onde o juiz foi mandado já está preso o coronel reformado da PM Walter Gomes Ferreira, outro suspeito de ser o mandante do mesmo crime.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!