Histórias para contar

Anamatra completa 28 anos com mais de 3 mil juízes filiados

Autor

27 de setembro de 2004, 19h47

Com 3.247 juízes filiados, a Anamatra completa 28 anos de história nesta terça-feira (28/9). A Associação foi criada com a finalidade de congregar os magistrados do trabalho do país, em torno de seus objetivos e interesses comuns, para promover maior aproximação, cooperação e solidariedade.

Em virtude do conturbado período político no qual o Brasil se encontrava — ainda estava vigente o Ato Institucional nº 5 — os primeiros anos da Anamatra foram tempos difíceis e tempestuosos. Época na qual os juízes não eram vitalícios, correndo o risco de sofrer acusações que resultariam em uma “aposentadoria” ou “cassação”, com suspensão dos direitos políticos e perda do cargo. Fato que realmente ocorreu com vários membros do Ministério Público, juízes e desembargadores.

Porém com o passar do tempo, por sua atuação político-institucional, a Anamatra tem se destacado no cenário associativo da magistratura nacional.

Entre as lutas da Anamatra destacam-se: as atitudes tomadas desde os primeiros momentos, quando estavam suspensas as garantias da magistratura, no regime militar, passando pela Assembléia Nacional Constituinte, pela Revisão Constitucional, pela aprovação da Emenda Constitucional nº 24/99, que extinguiu a representação classista, e, mais recentemente, a luta contra a flexibilização do Direito do Trabalho, pela aprovação da Reforma do Judiciário, contra a possibilidade de limitação do crédito trabalhista na nova Lei de falências, pelo fim do trabalho escravo no país e pela ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho, entre outras.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!