Vida assegurada

Seguradora não pode romper seguro de vida unilateralmente

Autor

14 de setembro de 2004, 19h59

As seguradoras não podem romper, unilateralmente, contrato de seguro de vida com seus clientes. Com esse entendimento, a juíza Maria Cláudia Bedoti, da 6ª Vara Cível Central de São Paulo, concedeu liminar que obriga a Metlife — Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada — a renovar as apólices de dois segurados. Cabe recurso.

Consta da ação que a seguradora decidiu não renovar apólices de seguro de vida, em seus aniversários, alegando desequilíbrio financeiro dos contratos. Segundo o advogado Rogério de Camargo Arruda, que representou os segurados, havia duas alternativas para eles: ou perderiam o dinheiro pago até então ou adeririam a um plano com novas condições apresentado como opção pela seguradora.

Os dois segurados recorreram à Justiça com base nos princípios da boa-fé e do dever de informação, do Código de Defesa do Consumidor. Para o advogado, seus clientes não foram devidamente informados de que poderiam ficar sem o seguro porque constava do contrato que a apólice tinha validade de um ano, mas com renovação automática.

Os argumentos foram acolhidos pela Justiça paulista. Segundo a juíza, é “questionável a legalidade da pretendida resolução unilateral do contrato, a vista da legislação Consumerista que regulamenta a relação das partes em face do princípio da boa-fé objetiva”.

Leia trecho da liminar

“Evidente a possibilidade de danos de difícil reparação, caso os autores sejam privados por ato de iniciativa exclusiva da ré, da cobertura securitária, para a qual contribuíram por diversos anos.

De outra banda, questionável a legalidade da pretendida resolução unilateral do contrato, a vista da legislação Consumerista que regulamenta a relação das partes em face do princípio da boa-fé objetiva.

Isto posto, presentes os requisitos legais, defiro o pedido de antecipação de tutela para determinar à ré que se abstenha de suspender ou cancelar os contratos de seguro celebrados com os autores, garantindo-lhes as mesmas condições de reajustes, emitindo para tanto, novos boletos bancários para cobrança dos prêmios.

Oficie-se a ré, comunicando-se.

O ofício deve ser retirado e encaminhado pelos autores.

No mais, cite-se a ré com as advertências legais, por carta, processando-se pelo rito ordinário, com anotação.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!