Mais agilidade

Justiça Federal inaugura Juizado Especial Virtual no Acre

Autor

13 de setembro de 2004, 14h28

O estado do Acre implanta, nesta terça-feira (14/9), o Juizado Especial Federal Virtual. O JEF Virtual vai eliminar qualquer movimentação física de processos, já que todos os documentos são digitalizados. Atualmente, existem cerca de 11.400 processos em tramitação nos Juizados.

Criar o JEF Virtual foi a alternativa encontrada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região para acelerar o processamento e julgamento das ações ajuizadas, além de suprir a carência de servidores.

Entre as outras vantagens, o sistema permite que o advogado não precise comparecer ao serviço de protocolo do Judiciário, já que as peças processuais e documentos anexos poderão ser enviados pela Internet. A citação e intimação também poderão ser enviadas por e-mail, dispensando o uso do oficial de justiça ou o serviço dos Correios.

A solenidade de instalação começará às 10h, no auditório da sede da Seção Judiciária do estado, em Rio Branco. Participam do evento o presidente do TRF-1, desembargador federal Aloísio Palmeira, o coordenador dos Juizados Especiais Federais, desembargador federal Ítalo Mendes e o diretor do Foro de Seção Judiciária do Acre, juiz federal Pedro Francisco da Silva.

Amapá, Roraima, Distrito Federal e Tocantins já possuem JEFs virtuais em funcionamento. O TRF-1 deve, em breve, instalar o projeto nas Seções Judiciárias de Mato Grosso, Piauí e Rondônia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!