Pingo no i

Luiz Carlos Zubcov nunca foi nem esteve preso

Autor

7 de setembro de 2004, 12h43

O advogado Luiz Carlos Zubcov, delegado aposentado da Polícia Federal, nunca foi nem esteve preso. Esta informação foi publicada equivocadamente pela revista Consultor Jurídico, no final de janeiro passado, em matéria sobre a venda de sentenças, sob o título “Rastros da Cobra — Ministro da Justiça e antecessor são citados em relatório”, baseada no relatório da Operação Anaconda, onde Zubcov é citado. Ele não responde a nenhum processo criminal.

Procurado pela reportagem da revista, em seu escritório, em Brasília, Zubcov rebateu as informações do relatório, atribuindo o que foi escrito sobre a sua pessoa a desafetos criados, especialmente na área de inteligência da Polícia Federal, durante os 18 anos em que trabalhou na instituição. E disse que mostrará tudo isso judicialmente. Essa desafeição, segundo ele, decorre de divergências relacionadas com o programa da CIA, o serviço de inteligência norte-americano, quando esteve lotado na Interpol-Brasil.

Para Zubcov, as análises do relatório são parciais e dirigidas. “Todas as referências — disse ele — são de ordem subjetiva e buscaram unicamente atingir a minha honra e comprometer a minha dedicação à advocacia”. E acrescentou: “Chega a ser demoníaco o enredo protagonizado pelos escutadores e intérpretes policiais de conversas telefônicas”.

Ele disse que atuou como advogado em todos os episódios relatados. Mostrou farta documentação relativa à época em que ocorreram os fatos. Zubcov, por exemplo, adquiriu a aposentadoria em março de 2002 e as acusações datam de período posterior, o que não caracteriza irregularidade. “Ninguém tem nada a ver com os honorários que recebo no exercício da minha atividade. Presto minhas contas à Receita Federal”, ele acrescentou.

Segundo Zubcov, tudo isso resultou da projeção que obteve pela sua atuação, como delegado da Polícia Federal, em casos rumorosos de interesse nacional e internacional como as CPIs do Futebol e dos Medicamentos Genéricos. Zubcov disse estar sendo considerado um inimigo institucional do Departamento de Polícia Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!