Direito de ir e vir

Taxistas da PB podem transportar passageiros para estados vizinhos

Autor

25 de outubro de 2004, 19h29

Os taxistas do estado da Paraíba estão livres para transportar passageiros para estados vizinhos. A 1ª Vara da Justiça Federal paraibana concedeu liminar que determina à União Federal e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que se abstenham de autuar os taxistas que executam o transporte de passageiros entre a Paraíba e estados vizinhos.

A ação foi proposta em setembro deste ano pelo Ministério Público Federal da Paraíba.

O MPF-PB argumentou a grave lesão causada ao direito de locomoção dos passageiros, que se viam obrigados a utilizar dois transportes coletivos (não há linha que ligue diretamente ao aeroporto de Recife), em nome de uma suposta “concorrência desleal” vislumbrada pela ANTT.

A liminar foi deferida para que os réus “se omitam de autuar os táxis que estejam prestando o serviço de transporte de um só passageiro e/ ou quando, se tratando de mais de um passageiro, sejam todos familiares entre si ou oriundos do mesmo local e tenham o mesmo destino, embora tenham rateado o preço do serviço, especialmente quanto às pessoas que vêm dos aeroportos das capitais dos estados vizinhos da Paraíba com destino a qualquer cidade deste estado ou estejam saindo do Estado da Paraíba com destino aos referidos aeroportos”.

O impedimento de autuação estende-se também aos veículos que já se encontram no território dos estados vizinhos à Paraíba, segundo o MPF.

Ação Civil Pública nº 2004.82.00.010785-5

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!