Cultivo de soja

Justiça do PR interdita áreas de plantio clandestino de transgênicos

Autor

14 de outubro de 2004, 14h09

Duas áreas de plantio de soja em Clevelândia, no Paraná, foram interditadas. Nos locais foi constatado o cultivo clandestino de sementes transgênicas do grão. As decisões, unânimes, são da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do estado, que manteve a interdição até que se ateste a ausência de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Os desembargadores determinaram multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento da decisão. Ainda cabe recurso.

Os relatores dos agravos, desembargadores Hirosê Zeni e Antonio Lopes de Noronha, destacaram o respeito ao princípio da prevenção, encontrado no direito ambiental. O princípio determina que, sempre que possível, seja feita a antecipação aos eventos prejudiciais ao meio ambiente, como forma de preservá-lo em estado natural.

Segundo o TJ-PR os proprietários, Alaor Ribeiro e Adail Borba, foram autuados em 2002 pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado, pela utilização de organismos transgênicos. De acordo com a secretaria, as plantações estavam “em flagrante desrespeito à determinação judicial que proíbe o cultivo, a multiplicação e comercialização de soja geneticamente modificada”.

O Ministério Público propôs as ações civis requerendo as interdições alegando, entre outros motivos, possível prejuízo aos produtores rurais vizinhos por meio da contaminação do solo com o uso intensivo do herbicida glifosato ou da contaminação das safras com a polinização cruzada.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!