Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Guinness Book

Brasil vai para o Guinness com o maior índice de desmatamento

O Brasil tem o maior índice de desmatamento do planeta. Florestas que ocupavam área do tamanho do estado de Sergipe desapareceram anualmente do território entre 1900 e 2000, segundo o site Ambiente Brasil. A média anual de perda de florestas foi de 22.264 mil quilômetros quadrados no período. Os dados vão estar no livro dos recordes, Guinness Book, na edição de 2005.

A Amazônia perdeu 17% de cobertura florestal, principalmente nos últimos 50 anos. Juntos, os biomas Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e a formação florestal Araucária perderam 3,6 milhões de quilômetros quadrados. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, admite que o Brasil tem a maior área desmatada em função do tamanho do país.

Os Estados Unidos têm muito pouco de sua cobertura vegetal original, muito desmatada no século 19 para dar lugar às plantações agrícolas e, mais tarde, às indústrias. A Europa perdeu suas florestas desde a Idade Média, devido ao crescimento populacional.

O ritmo de desmatamento na Amazônia registrou escala sempre crescente nos últimos cinco anos. As estatísticas são computadas de outubro a outubro, por isso os dados se referem ao monitoramento de dois anos correntes. Em 2002/2003, por exemplo, a taxa de desflorestamento na região foi de 23.750 quilômetros quadrados.

A Amazônia Legal tem hoje 615 mil quilômetros quadrados desmatados. Sua área original era de 4,9 milhões de quilômetros quadrados e, agora, é de 4 milhões de quilômetros quadrados.

Revista Consultor Jurídico, 11 de outubro de 2004, 11h21

Comentários de leitores

1 comentário

É muito triste ver nosso país sendo desmatado p...

Stefano de Almeida Castro ()

É muito triste ver nosso país sendo desmatado por criminosos. É muito triste ver nosso país sendo explorado por estranjeiros, principalmente por americanos, que, em uma conduta sem respeito ao nosso país e ao mundo, dizem, em seus livros de geografia, numa tentativa de influênciar seu povo, que a amazônia é um território pertencente à ONU. Até quando vamos continuar sendo explorados desse jeito? O que fazer? Como afastar esses criminosos do nosso meio ambiente? A resposta para tudo isso é simples: falta alguém gritar.

Comentários encerrados em 19/10/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.