Reunião jurídica

José Dirceu participará de encontro promovido pela Ajufe

Autor

7 de outubro de 2004, 14h33

O chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministro José Dirceu, participará do 21ª Encontro Nacional dos Juízes Federais. Promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o evento será de 13 a 15 de outubro na Costa do Sauípe, Bahia.

Coordenado pela juíza Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, da 9ª Vara Federal Cível de Salvador, o encontro tem como foco a discussão das mudanças necessárias para adaptação às alterações contidas na Reforma do Judiciário, representada pela PEC 29, que aguarda aprovação do Senado.

Cerca de 400 juízes, seus familiares e autoridades convidadas, num total de mais de 600 pessoas, devem participar do evento, que contará ainda com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, do governador da Bahia, Paulo Souto, do secretário de governo, Rui Tourinho, e do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, Dinailton Oliveira.

O subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, José Antônio Toffoli, o senador Álvaro Dias e o deputado federal Paulo Bernardo, presidente da Comissão Mista de Orçamento, também estão entre os convidados.

O ministro Carlos Veloso, do Supremo Tribunal Federal, fará a conferência inaugural, abordando as principais mudanças que a Reforma do Judiciário deve impor a juízes, servidores da Justiça e operadores do Direito.

O segundo dia do encontro será dedicado às discussões institucionais e também aos temas de interesse corporativos da Ajufe, sob o tema “O Judiciário em Tempos de Mudança”. Os debates serão abertos pela ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, que falará sobre os “Novos Caminhos da Magistratura”, e pelo ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, que falará das principais ações para o combate à corrupção desenvolvidas pelo órgão.

A juíza Denise Frossard, atualmente deputada federal pelo Rio de Janeiro, fará uma análise sobre o cenário de mudanças por qual passa o Judiciário, sob o enfoque “Repensando o Judiciário”. Para a palestra de encerramento, a Ajufe convidou o consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig, que há dez anos dedica-se à pesquisa sobre tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual.

À tarde, os juízes formarão grupos de trabalho para avaliar as conseqüências das mudanças no Judiciário sobre os Juizados Especiais Federais e as novas ações que possibilitará na pirataria, violência e criminalidade.

Na sexta-feira, haverá Assembléia Geral da Ajufe para discutir assuntos internos. O 21º Encontro sediará, também, a reunião mensal do Conselho da Justiça Federal, que terá participação de desembargadores do cinco Tribunais Regionais Federais e de ministros do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!