‘Chico e Pipoca’

TV Justiça lança programa para infância e adolescência

Autor

6 de outubro de 2004, 17h49

Com o objetivo de educar e familiarizar crianças e adolescentes em relação aos assuntos jurídicos, a TV Justiça lança, na terça-feira (12/10), o programa “Chico e Pipoca”. Em linguagem simples e direta, o programa pretende explicar para esse público para que existem e servem as leis, qual é o papel do juiz e outras questões.

Idealizado pelo Centro de Produção de Programas da Justiça Federal (CPJUS), “Chico e Pipoca” é o primeiro programa da TV brasileira que trata do assunto para crianças e adolescentes. Desfilarão na programação, assuntos que fazem parte do seu dia-a-dia como invasões de terras, tráfico de animais, meio ambiente e discriminação racial.

No quarto de Pipoca, uma menina curiosa e esperta, os objetos a ajudam a responder perguntas e discutir as controvérsias do direito. Nessa aventura da descoberta, seu melhor amigo é o fantoche Chico.

O boneco representa o bom senso, o juízo. Ele sai de dentro de um baú e conta uma história para ilustrar os casos que estão em discussão. A fantasia ganha espaço e até a cama e o espelho de pipoca querem aprender também. Pipoca é representada por uma atriz e os outros personagens são bonecos e fantoches do grupo Cortejo Cia de Atores.

O CPJUS tem dois anos de existência, como resultado de acordo entre o Conselho da Justiça Federal, o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais Regionais Federais. Seus programas representam um canal de comunicação direto e transparente com a sociedade, por meio da divulgação das ações da justiça de forma completa e isenta. Além disso, promove o desenvolvimento profissional e cultural dos Magistrados e servidores do Poder Judiciário, especialmente da Justiça Federal.

O primeiro programa produzido foi o “Via Legal”, em agosto de 2002. Com formato de revista eletrônica, é voltado à cobertura das ações da Justiça Federal em todo o país a partir de cada uma das suas cinco Regiões. O Via Legal surgiu com a proposta de aproximar o cidadão da realidade e do cotidiano da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!