Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Reinado jovem

Menor de 18 anos se elege vereador na Paraíba

A cidade de Emas, na Paraíba, é o município que elegeu o candidato mais jovem do país. Orlando Dantas de Souza, de 17 anos, foi eleito vereador pelo PSDB, com 167 votos, ou 7,16% dos válidos. Ele pôde concorrer porque, segundo a lei eleitoral, a idade mínima de 18 anos deve se verificar na data da posse, em 1º de janeiro. Orlando Dantas de Souza completará a maioridade em 23 de dezembro.

Por outro lado, o vereador mais velho vem do município de Dom Macedo Costa, na Bahia. Edvaldo Oliveira Souza, do PFL, com 86 anos, obteve 156 votos, representando 5,83% do total. Com a mesma idade, Susumo Itimura, do PSDB se elegeu prefeito de Uraí, no Paraná, com 3.333 votos (45,63% dos válidos).

Em Barroquinha, no Ceará, foi eleita a chefe do Executivo municipal mais jovem. Com 53,98% dos votos válidos, totalizando 5.040 votos, Aline Veras dos Santos Silva, do PSDB, foi com apenas 20 anos. Os dados são relativos à apuração feita até o final desta segunda-feira (4/10). Ainda faltam as totalizações de 121 municípios em 13 estados, segundo o TSE.

Revista Consultor Jurídico, 4 de outubro de 2004, 13h38

Comentários de leitores

1 comentário

Lamentavelmente, este é um retrato do Brasil ab...

Mauricio Kamayurá (Auditor Fiscal)

Lamentavelmente, este é um retrato do Brasil absurdo(ao pé da letra=junto aos surdos!). Urge, a Nação exigir mudança radical, em nossa catastrófica legislação eleitoral.Caracteriza-se até hoje pela manutenção do "status", não permitindo pessoas de bem galgarem cargos eletivos! São sempre os mesmos e os partidos atuam como verdadeiras quadrilhas. Nada mais é impossível, nesse nosso País, sobretudo após o julgamento do SPT, em 18 de agosto, quando destroçaram a Carta-cidadã. Já tivemos eleitos "Cacareco", Macaco Tião (recém falecido), e outras criaturas mais. Assim, 53 milhões decidiram por 180 milhões de almas, essa infelicidade, que, haveremos de suportar. Oh, Catilina, até quando abusarás de nossa paciência?

Comentários encerrados em 12/10/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.