Bolsa-Escola

Coordenadora do Bolsa-Escola é acusada de se apropriar de benefício

Autor

30 de novembro de 2004, 13h13

Mais um caso envolvendo desvio no pagamento dos benefícios do programa Bolsa Escola, do governo federal, chegou até a Justiça. Dessa vez, a diretora de uma escola do município de Medina (MG) foi denunciada pelo Ministério Público Estadual por ter se apropriado do benefício que deveria ser pago a mais de 20 famílias.

Medina é uma pequena cidade mineira, com pouco mais de 21 mil habitantes, localizada no Vale do Jequitinhonha — uma das regiões mais pobres do Brasil.

De acordo com o MPE, a diretora da Escola Estadual Luís Tanure, Maria das Virgens Souza, que também coordena o programa Bolsa-Escola na cidade, teria se apropriado indevidamente dos benefícios. A denúncia oferecida pela promotora Cynthia Maria dos Santos aponta Maria e sua filha Séphora Aline de Souza como beneficiárias do golpe.

A denúncia indica que, no período de outubro a dezembro de 2003 e fevereiro a abril de 2004, mãe e filha receberam os benefícios com o próprio cartão das vítimas. Para as famílias, elas alegavam que os cartões tinham sido cancelados. Em seguida, iam até a agência dos Correios da cidade em horários alternados, abordavam pessoas que estavam na fila e pediam para que retirassem o dinheiro que, na seqüência, era entregue a elas.

Desde o início do ano, diversos casos de fraude relacionados ao pagamento de benefícios como o Bolsa-Família, Bolsa-Escola e Bolsa-Alimentação vêm ecoando na imprensa. O próprio ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, já afirmou que o governo pretende mudar o método de fiscalização dos programas desse tipo a fim de evitar desvios.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!