Jornada no exterior

TRT-SP reconhece direitos de jornalista que trabalhou no exterior

Autor

26 de novembro de 2004, 10h14

Empresa que contrata trabalhador para prestar serviço em outra do mesmo grupo no exterior deve responder pela relação de emprego perante a Justiça do Trabalho no Brasil. O entendimento é da 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).

Os juízes determinaram o reconhecimento de vínculo empregatício e o pagamento de verbas decorrentes pelo período em que um jornalista atuou para a empresa em São Paulo e em Miami (EUA). Cabe recurso.

A 9ª Turma confirmou a decisão da primeira instância. A empresa Ponto Com Brasil Ltda apelou ao TRT-SP para reverter a decisão. Ela sustentou que a Justiça do Trabalho brasileira não é competente para julgar a ação, pois, nos Estados Unidos, o jornalista teria trabalhado para outra empresa, a Punto Com Inc.

Segundo o TRT paulista, a empresa defendeu também que a legislação norte-americana não prevê os direitos pleiteados pelo jornalista e que, no Brasil, o ex-empregado atuou como autônomo.

O relator do recurso, juiz Luiz Edgar Ferraz de Oliveira, considerou que as duas empresas fizeram uso concomitante do trabalho do jornalista. Além disso, o representante da Ponto Com afirmou em audiência que ele próprio contratou o jornalista para trabalhar em Miami.

O relator entendeu que houve “ocorrência de grupo econômico e empregador único, para fins da relação de emprego, uma vez que o reclamante foi contratado pelo próprio preposto da recorrente e depois retornou ao Brasil, onde continuou a prestar serviços. As duas empresas são associadas e podem ser enquadradas no art. 2º, § 2º, da CLT”.

A decisão da 9ª Turma foi unânime. Os juízes condenaram a Ponto Com ao reconhecimento do vínculo empregatício do jornalista e conseqüentes indenizações e reflexos nas verbas rescisórias.

RO 00676.2002.059.02.00-6

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!